Blogs

Como fiz meu próprio layout para o blog

19:28Denny Baptista


Há muito tempo eu faço meus próprios layouts/templates para meus blogs. Não é algo difícil - até porque como vocês podem ver eu não faço nada mirabolante por aqui. O que é preciso é testar, tentar, modificar o que já temos aos poucos e com o tempo tudo vai ficando um pouco mais fácil. Neste post eu vou compartilhar com vocês os principais tutoriais que eu usei neste layout especificamente, para o caso de mais alguém querer um blog mais personalizado.

Eu comecei a fazer meus próprios layouts ainda na época em que tinha blog no UOL. Eu não gostava da ideia de usar layouts que todo mundo usava e comecei a buscar tutoriais para fazer algumas pequenas alterações aqui e ali. Não fiquei muito tempo por lá, e migrei para o Blogger. Continuei não querendo ter layouts iguais a todos. Acontece que ter um layout personalizado pode pesar bastante para o bolso, e eu era duraça - não que isso tenha mudado muito, hahaha - e portanto não podia bancar um. Fui aprendendo devagarinho a mexer aqui, ali e a fazer meus próprios layouts.

Primeiramente eu pegava layouts prontos (gratuitos) e ia modificando uma coisa aqui, outra ali. Mas com o passar do tempo fui percebendo que em layouts já prontos é bem difícil fazer certas modificações, pois os tutoriais simplesmente não funcionam dependendo das modificações que já foram feitas. 

Bom, então vou explicar a grosso modo como faço meus layouts.

Primeiramente eu uso um blog de testes. Não é bacana você ficar fazendo testes no seu blog, principalmente se ele já tem um número legal de visitas, ou um bom conteúdo, pois você pode estragá-lo e deixar uma bagunça até arrumar novamente. 

Então, eu seleciono um layout nativo do Blogger, que usarei como base para as modificações. Em todo esse tempo eu percebi que quando uso o layout travel do próprio Blogger como base, o número de tutoriais que funcionam é bem maior. Para isso basta ir na aba "Modelo" do Painel do Blogger e selecionar o modelo, clicando em "aplicar ao blog". Eu uso este roxinho abaixo:


Feito isso, vou até a personalização do próprio Blogger, e ajusto as larguras, fontes principais, cores. Tudo isso eu posso fazer pelo próprio painel de personalização do Blogger, aqui:


Feito isso então, passo para alguns tutoriais. Eu sempre testo vários e vários não funcionam. Por diversos motivos:
  • Alguns tutoriais estão desatualizados;
  • Outros explicam muito mal o processo;
  • Há aqueles que simplesmente não funcionam, pois têm os códigos incompletos.
Bom, a primeira coisa é retirar as partes transparentes desse layout do Blogger. Para isso uso o tutorial: Retirar todas as transparências do modelo viagem.

Depois fiz outras modificações com os tutoriais listados abaixo (listei os que funcionaram, óbvio):
Eu só não me lembro o tutorial do menu do blog, pois comecei a salvar os tutoriais depois de um tanto já feito.

Todas as imagens faço em um programa online mesmo, que é o PicMonkey.

Bom, para aprender a mexer no layout do Blogger, tem que fuçar mesmo. Sugiro sempre as modificações em blog de testes, para evitar ferrar o seu principal - já fiz isso!

Quem me acompanha há tempos sabe que já fiz layouts para a venda. Mas tomei muuuitos calotes, nem metade das pessoas que me encomendaram layout me pagaram, e parte disso é culpa minha mesmo: eu estava no ano do meu casamento, e tão doidona com os preparativos que confiava e não conferia os depósitos que diziam fazer. Então na verdade, não sei exatamente quem me pagou e quem me deu o calote - alguns sim, mas a maioria não sei mesmo. Portanto, estou aposentada desta vida e não pretendo retomar nunca mais, rs... 

Também não passarei a fazer tutoriais ensinando, eles são trabalhosos e eu realmente tenho um conhecimento bem raso para tentar repassar algo. O que conselho é tirarem suas dúvidas no Google mesmo, há muuuitos tutoriais. Alguns funcionam, outros não, mas a gente só aprende testando, rs...

Beijão!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Formulário de contato