Dieta Dukan Dukan

Enfim, low carb / paleo / lchf

21:18Denny Baptista


Eu já falei aqui que vinha flertando já com a linha paleo / low carb / lchf (em breve explicarei melhor estes termos, ok?) há algum tempo e pretendia em breve migrar da Dieta Dukan para esta linha, certo? Acontece que esta semana  meu marido decidiu entrar de cabeça nesse estilo de alimentação, que é mais um estilo de vida. Minha sogra é diabética, hipertensa e está passando pelo segundo câncer de mama. Sogro hipertenso também, e pré diabético. Também tenho históricos semelhantes na família. Acontece que a maioria das pessoas passa por estas coisas e não repensa a vida. Nós repensamos. Se pudermos evitar passar por tudo isso, evitaremos. E então ele decidiu adotar a linha low carb / paleo / lchf como estilo de vida. 

Meu marido já vinha fazendo escolhas melhores: aqui em casa por exemplo, há muito tempo não entra o óleo vegetal. Utilizava manteiga ghee ou azeite de oliva na alimentação dele. Também já estava pegando mais leve em muitas coisas. Mas decidiu agora entrar de vez. E poxa, eu não poderia deixar ele sozinho nessa! Somos um casal, nos damos bem demais, e como eu já estava num estilo de alimentação bem semelhante até, não me custava nada mudar de vez e facilitar tudo aqui em casa. 

Eu só tenho a agradecer por ter conhecido a Dieta Dukan. Digo sem medo de exagerar que mudou minha vida, porque eu sempre achei impossível viver sem pão, massas e doces. E a Dukan me ensinou que dá para viver sem isso, dá para melhorar demais a saúde só com mudanças na alimentação e dá para se comer bem e deliciosamente mesmo em dieta. Aprendi a cozinhar coisas diferentes, ousei mais na cozinha e isso me abriu demais a cabeça! Estudei muito e entendi, APRENDI que dietas low carb aumentam a longevidade, melhoram a qualidade de vida e, claro, emagrecem também. Não é uma dieta com começo, meio e fim. É um estilo de vida que vai me trazer benefícios incríveis com o passar do tempo.

Confesso que iniciei a Dukan porque queria uma perda de peso rápida. E nesse ponto ela é ótima - e em outros também. Mas agora eu não tenho mais tanta pressa, pois é uma proposta de longo prazo. Portanto, não irei informando tão frequentemente sobre perda de peso. Sempre surgem as perguntas do tipo: "Quanto peso você perdeu, em quanto tempo?". Queremos soluções rápidas, sempre. A Dukan, bem como a low carb / paleo / lchf no começo trazem esta perda de peso rápida. Mas nos abrem a cabeça para um mundo novo, de verdade. Eu sei que não vou perder peso rápido como a maioria devido aos (sempre!) meus problemas hormonais, que ainda não estão sob controle. Mas acredito que agora ao menos a coisa vai começar a melhorar, a balança vai mexer, sabe? Por mudar as opções de alimentação, dar um "susto" no meu organismo, seguir uma linha diferente. No quesito "permitidos x proibidos", a paleo abre um pouco mais o leque de alimentação no que diz respeito a frutas, legumes e verduras, mas segura mais em outros pontos. 

Muito brevemente (a grosso modo mesmo!), as principais diferenças e semelhanças entre a Dieta Dukan e esta linha mais low carb são: 
  • Na Dieta Dukan só se utilizam alimentos com pouca ou nenhuma gordura; na low carb / paleo / lchf o consumo de gorduras boas, como azeite de oliva, manteiga, óleo de coco é encorajado (mas sem exageros!) e permitido.
  • Na Dieta Dukan, era permitido um consumo maior de laticínios, mas sempre desnatados ou com muito pouca gordura; na low carb / paleo / lchf utiliza-se sempre laticínios integrais, queijos mais gordos, mas o consumo deve ser bem mais controlado, ainda mais para quem pretende perder peso.
  • A Dieta Dukan permite o consumo de frutas apenas a partir da terceira fase, a Consolidação; na low carb / paleo / lchf o consumo de frutas pode ser feito sempre, mas quem deseja emagrecer deve priorizar frutas com pouco açúcar, como kiwi, abacate, coco, maracujá e frutas vermelhas.
  • A Dieta Dukan permite livremente o consumo de alimentos industrializados (desde que dentro das regras de alimentação) e adoçantes de todos os tipos; A low carb / paleo / lchf sugere um controle mais rigoroso sobre os industrializados, dando preferência a produtos orgânicos, artesanais, o  mais naturais possível e apostando em adoçantes naturais como stevia, xylitol, eritritol, taumatina.
  • A Dieta Dukan, a partir da segunda fase, a Cruzeiro, permite o consumo de legumes e verduras variados, mas não tubérculos (mandioca, batata); A low carb / paleo / lchf permite o consumo de tubérculos, mas quem precisa emagrecer deve controlar mais rigorosamente seu consumo.
  • A Dieta Dukan não permite o uso de nenhum tipo de farinha, exceto a de glúten e aquelas de vegetais como a de berinjela; a low carb / paleo / lchf  permite o uso de farinhas de oleaginosas, e algumas outras como farinha de linhaça, por exemplo.
  • Na Dieta Dukan, as proteínas são o carro chefe; na low carb / paleo / lchf  o carro chefe são os legumes e verduras.
  • Na Dieta Dukan os lanches são incentivados, e inclusive o "comer preventivamente" para evitar a fome e a compulsão; algumas linhas da low carb / paleo / lchf com as quais simpatizo usam a regra do "sem fome não come", ou seja: comer apenas quando a fome de verdade (não a vontade de comer) aparecer.

Deve ter outras diferenças que agora, num primeiro momento, não me lembro. A Dieta Dukan é mais fácil de seguir em alguns pontos, e a low carb / paleo / lchf é mais fácil em outros. Depende de cada um pesar o que lhe faz mais diferença e decidir o que achar melhor.

Mais à frente entrarei em mais detalhes conforme for aprendendo. Já tenho bastante material para dividir com vocês, só preciso ir organizando isso, para formar um todo coerente, rs... Sei que estou bastante empolgada com a adesão do meu marido, isso realmente me deu ânimo novo, estou com outro pique!

No mais, sigo como parceira Dukan, meus códigos ainda funcionam, e tudo segue na mesma. Farei ainda posts sobre a Dukan, não vou abandonar a galerinha sedenta que sempre aparece por aqui. Seguirei publicando dicas e receitas no meu Instagram (@denny.baptista), até porque muita coisa entre as dietas são semelhantes. Oou seja: seguimos juntos nessa!

Beijão!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato