Receitas Receitas Low Carb

Receita: Molho Pesto

06:00Denny Baptista


Amo aprender receitas novas, e vocês? Na semana passada foi a vez do tal do molho pesto. Eu já havia ouvido falar bastante, mas nunca havia feito ou mesmo experimentado. Até tinha uma leve curiosidade, mas a preguiça sempre vencia. E como estava fazendo a Dieta Dukan há bastante tempo, e nela não são permitidas gorduras, sabendo que é um molho com uma base de azeite, deixei pra lá. Mas agora as coisas mudaram, e isso já seria possível.

Então estava eu em um supermercado aqui da cidade em busca de uns aspargos (que por sinal não encontrei), e vi manjericão fresquinho na seção de hortifruti. Foi aí que lembrei do molho pesto, que eu sabia que levava azeite e manjericão. Trouxe para casa decidida a fazer. Então vi que levava nozes e parmesão também. Comprei no dia seguinte e fiz o tal molho. E foi aí que eu fiquei matutando o motivo de jamais ter experimentado! Que coisinha deliciosa! Já usei no "macarrão" de abobrinha, com queijinho, e ele é cheio de possibilidades. Olhei diversas receitas na internet. Mas a receita que usei como base peguei no blog Panelaterapia (só clicar aqui e ser redirecionado), e é claro que dei uma leve mudadinha, porque sou dessas, rs... Então, sem mais delongas, vamos à receita:


Molho Pesto

Ingredientes

- 2 xícaras de chá de folhas de manjericão lavadas e bem secas 
- 300ml de azeite de oliva extra virgem
- 100g de queijo parmesão
- 15 nozes
- 3 dentes de alho
- sal a gosto

Como fazer

É importante secar bem as folhas de manjericão se você pretende guardar o molho para usos posteriores, pois evita que estrague facilmente. Coloque inicialmente as folhas de manjericão no processador ou liquidificador (tanto faz!), depois o azeite e bata até ficar homogêneo. Acrescente o queijo e bata novamente. Então as nozes, os dentes de alho e por último o sal.

Você pode usar imediatamente, ou guardar na geladeira. A Tatiana, do Panelaterapia diz que dura até um mês se você acondicionar num vidro limpo, e se tiver tido o cuidado de secar bem as folhas (parte mais chatinha do processo todo). 

Como sugestão de acompanhamento, fiz este queijinho que preparei na frigideira, com manteiga ghee, servido com molho pesto. DI-VI-NO. Como sou comportada, dividi com o marido (mas bem queria comer a fatia toda, viu?).


Bom, recomendações: se você faz a Dukan, este molho não é permitido, por motivos óbvios: uso de gordura. Se você faz low carb / paleo / lchf, se joga!

Espero que tenham gostado da receitinha, eu amei fazer!

Beijo!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato