Na semana passada eu ensinei como fazer leite de coco neste post. E disse que nesta semana ensinaria a fazer a farinha de coco. O coco é um fruto muito versátil. Após retirar a casca, aquela mais dura, do restante retira-se a água de coco, faz-se o leite de coco, a farinha de coco, o óleo de coco e a manteiga de coco. Exceto pelo óleo de coco, que não sei se há uma maneira simples de se fazer, o restante pode-se fazer em casa. Eu já fiz leite de coco e farinha de coco em casa. A manteiga de coco vi como se faz, mas ainda não tive paciência (e tímpanos) para persistir na receita (leva vários minutos no processador, ensurdecedor, para ficar pronta, rs). Regra geral, é realmente tudo muito simples.
Bom, para o leite de coco você bateu a polpa no liquidificador com água quente. Ok. Depois de coar, sobrou toda a fibra do coco. NÃO OUSE PÔ-LA FORA. É ela que vai se tornar a nossa querida farinha de coco. Como? Explicarei agora:
RECEITA FARINHA DE COCO
Você vai precisar de:
- Polpa já coada de 1 coco
- Só isso!
Como fazer:
Espalhe a fibra do coco em uma assadeira, da maneira mais uniforme possível. Leve ao forno, a cerca de 230ºC em vá mexendo a cada 3, 5 minutos. Fique sempre de olho na fibra, pois ela parece demorar a corar, mas quando acontece é bem rápido. Vá mexendo de tempos em tempos até que ela fique no tom da farinha da foto aqui do post, ou um pouco mais marronzinha - mas não demais, ou você terá uma farinha com forte gosto de queimado.
Quando estiver corada a seu gosto, retire do forno e deixe esfriar. Após fria, passe-a no processador ou mesmo liquidificador (acho o liquidificador mais prático) apenas para deixá-la mais fina. Pronto!
Conserve em pote (de vidro, preferencialmente) bem fechado. Não tenho certeza com relação ao tempo de duração, nunca conservei por tempo suficiente para estragar, rs... Mas o ideal é fazer porções menores e ir utilizando conforme for fazendo.
A farinha de coco tem diversas vantagens. Possui muitas fibras, gordura de excelente qualidade, e uma baixa quantidade de carboidrato. Obviamente, se seu intuito com uma alimentação natural for o emagrecimento, não convém utilizar todos os dias. Mas é um excelente coringa para quando der vontade de um pão ou bolo.
Já fiz algumas receitas e até uma farofinha com essa farinha, é uma delícia!
Beijão!
0 comentários