BEDA Blogagem Coletiva

ASMR - Quando os ruídos relaxam

08:00Denny Baptista


Há algum tempo atrás ouvi falar sobre a ASMR. ASMR é a sigla para Autonomous Sensory Meridian Response ou, no velho e bom português: Resposta Sensorial Meridiana Autônoma. Parece algo muito complexo, porém não é tanto. Achei uma definição bem bacana sobre o tema no Tecnoblog:

Basicamente, a sigla ASMR se refere a sensações agradáveis que se manifestam em resposta a estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Você pode sentí-las “ao vivo”, conversando com uma pessoa em uma viagem de avião ou vendo alguém manipulando um objeto, por exemplo. Mas, nessas circunstâncias, normalmente o fenômeno se manifesta de forma não intencional: uma das partes acabou agindo sem perceber de um modo que ativa o estado de relaxamento na outra pessoa.

Resumidamente, é uma forma de se conseguir relaxamento através de ruídos leves, suaves e baixos. A grande verdade é que vivemos em um mundo barulhento. Muitas vezes tão barulhento que o silêncio absoluto incomoda. Há pessoas que não conseguem dormir sem música ao fundo ou sem o ruído do ventilador, por exemplo (eu mesma faço parte desse time). Muitas pessoas entenderam este "problema" e aproveitaram para criar conteúdo para esse público - que tem acesso a meios eletrônicos e não consegue relaxar sem a presença de algum ruído. Na maioria dos vídeos o interlocutor costuma se posicionar de frente para a câmera, como se estivesse interagindo com o espectador (e aqui eu vejo que em alguns casos os vídeos podem ser usados para disfarçar a pura e simples solidão), porém falando em sussuros, suavemente. Há também a manipulação de objetos que causem ruídos suaves, e toda movimentação é feita de forma suave e tranquila, a fim de induzir a calma e o relaxamento. Dessa forma, o espectador acaba se desligando de outros sons externos e relaxa ouvindo estes sons, mais suaves.

Há muitos vídeos ASMR no YouTube. Dos mais variados tipos. E muitas pessoas relatam sentir realmente um intenso relaxamento e até sensação de formigamento leve no couro cabeludo. Eu comecei a assistir a alguns vídeos que encontrei muito por acaso e achei bem interessante. E então pesquisei a respeito para entender do que se tratava. E percebi que, embora eu não sinta um relaxamento extremo que alguns relatam, os vídeos vão sim acalmando e induzindo ao sono. Porém eu não gosto muito de vídeos com pessoas cochichando, particularmente. Prefiro alguns que vi de culinária, estes sim induzem um relaxamento bacana e até peguei no sono assistindo a um deles. 

Abaixo, alguns exemplos de vídeos de ASMR:

Para começar, a Jout-Jout fez um vídeo recente falando a respeito, no mesmo tom da galera da ASMR:


A maioria dos vídeos são feitos por mulheres:


Mas também há vídeos feitos por homens:



Há vídeos com 4 horas de duração:


E vídeos com DEZ horas de duração!



Tem até gameplay de Fortnite com ASMR:



Temos até brasileiras fazendo vídeos de ASMR:



E os meus favoritos, os culinários (coisa de gordo mesmo hahaha)! Esse primeiro é um canal de culinária vegano, o The Vegan Corner, que faz suas receitas na versão com música e ASMR:



Outro, é o Peaceful Cuisine, que faz o mesmo esquema: vídeos de receitas nas duas versões, com música e sem música (ASMR), porém neste a versão com música traz música calminha aliada aos sons da cozinha, quase um ASMR com música de fundo:



E por fim, para não lhes matar de tédio com um post imenso, um canal coreano chamado Cooking Tree:


Deixei na lateral do blog uma playlist ASMR do Deezer também, caso você tenha curiosidade.

E então, já tinham ouvido falar desse tema? Se não, o que achou a respeito? Deixe sua opinião nos comentários!

Beijão!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato