Dieta Dieta Dukan

Sobre fazer sopas e caldos ou como nem todas as coisas são tão complicadas quanto parecem

19:00Denny Baptista

Imagem por Freepik
Devo confessar que prefiro uma temperatura bem mais baixa que os 17, 20ºC que têm feito aqui no Rio Grande do Sul. No entanto já está M U I T O melhor que nos dias de calor. Quem me conhece sabe: detesto calor. No inverno sou "gente": bem disposta e bem humorada. Mas o papo de hoje é sobre sopas e caldos. Muita gente considera uma boa sopa algo difícil de se fazer, caldo então, quase um prato gourmet. Mas caaaalma meu amiguinho, a coisa é bem mais simples do que você pensa. Vamos desvendar este mistério então?


Sopa nada mais é que um monte de legume, verdura e carnes cozidos juntos. Há sopas de todo tipo: de legumes, canja, de arroz, de milho, de feijão, etc, etc, etc, etc, etc... Mas hoje vamos falar das clássicas sopas de legumes, que são bastante práticas e simples de se fazer, e dos caldos que, se bobear, são mais simples ainda.

Sopa de Legumes

Amiguinho, amiguinha, uma sopa de legumes basicamente pode ter o legume que você quiser. De preferência junte aqueles que você mais gostar. O passo a passo é bem simples. Normalmente estas sopas são feitas com algum tipo de carne, em geral frango ou boi. Ponha uma chaleira de água para ferver e então comece o ritual. A primeira coisa a se fazer é preparar esta carne. Refogá-la em um pouco de óleo (se você faz a Dukan, cuidado aqui!), temperar com cebola e alho, e então acrescentar água quente. É nesta hora que você vai começar a acrescentar os legumes. Porque digo "começar"? Porque o modus operandi reza que se coloque primeiro os legumes que demoram mais a cozinhar, como cenouras, batatas, e depois os que cozinham mais rapidamente. Quando todos estiverem macios, acrescente as verduras - se você utilizar - e os temperos e finalize a sopa.

É sempre mais bonitinho picar os legumes num tamanho não muito grande, e isso também faz com que fiquem prontos mais rapidamente. Uma sopa de legumes é bonita esteticamente, além de ser muito saborosa e nutrir o organismo. Se você preferir, pode depois bater tudo num liquidificador e fazer uma espécie de caldo - mas não fica tão convidativo aos olhos. 

O que costumo usar numa sopa dessas: cenoura, vagem, brócolis, couve-flor, abóbora cabotiá, abobrinha em fios ou couve folha bem picada para fazer as vezes do macarrão também, tomate, pimentão, agrião, espinafre. Vario entre o uso de carnes de frango ou boi e nunca usei peixe. Se faço só para o marido, acrescento uma batata. Logicamente não uso todos estes legumes de uma só vez, mas costumo usar pelo menos 4 ou 5. Você pode escolher seus favoritos.

Dicas:

- Não caia na cilada de picar legumes demais e fazer sopa para uma semana, hein? Vá com calma.
- Abuse dos temperos! São eles que dão sabor à sua sopinha!
- Se estiver em período de emagrecimento, evite batata ou leguminosas com mais amido. Também evite acrescentar queijo, creme de leite, croutons ou macarrão.

Caldos

Os caldos seguem praticamente o mesmo princípio das sopas: legumes cozidos. No entanto, no caso dos caldos, a ordem é liquidificar, para formar o caldo em si. Cozinhe o legume em um pouco de água, depois de macio, leve ao liquidificador. Retorne ao fogo para temperar e pronto. É muito bacana agrupar vegetais por cor, para um caldo mais "bonito" visualmente falando. Daí vêm os nomes: caldo verde, laranja, etc. Você também pode utilizar um legume/verdura em abundância para que predomine. Por exemplo: cozinhe abóbora em um pouco de água. Quando estiver macia, bata no liquidificador, volte ao fogo e tempere. Algumas sugestões:

Caldos verdes: você pode usar brócolis, couve, pimentão, espinafre.
Caldos vermelhos: você pode usar tomates, pimentões vermelhos, beterraba.
Caldos laranja: use abóbora moranga/cabotiá, cenoura.
Caldos brancos: use couve-flor, abobrinha, chuchu, cebola, berinjela.

Não há  mistérios no preparo destas delicinhas, e nem limites para as combinações! E então, animados para pôr a mão na massa?


Beijão!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Formulário de contato