14/12/2016

Sobre o final de 2016

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Eu considero todos os finais de ano difíceis. Geralmente a correria me deixa exausta. Quando estava em sala de aula (sou professora), as provas finais, a organização de tudo, a recuperação de alunos defasados e tudo o mais sempre me deixava em frangalhos ao final do ano. Agora que "estou" Coordenadora Pedagógica, apenas mudei de público, o trabalho segue sendo imenso: organizar previsão de calendário letivo para o ano seguinte, documentações, revisar todos os diários de classe de todos os professores, de todas as disciplinas... Enfim, a cabeça vai falhando, rs... 

Este ano foi bem difícil. Não foi o pior. Mas foi muito complicado. Em diversos aspectos. Tanto que, mais uma vez, acabei espaçando mais as postagens do blog, devido à falta de tempo. O final do ano então, me trouxe diversas reviravoltas na vida. Vou contar exatamente mais à frente quais as principais mudanças. Mas se tem uma coisa que está presente fortemente neste final de ano é a emoção. Não toda no bom sentido. Eu diria que é um final de ano muito pirado. Notícias boas, ótimas chegaram, e logo atrás delas algumas notícias muito ruins, porque se não tiver um pouco de drama na minha vida, parece nem ser a minha vida, rs. 

Só posso adiantar que, para 2017 a minha vida vai mudar MUITO. Compartilharei com vocês em breve. São mudanças boas, mas que acontecerão com um grau de dificuldade maior que o necessário porque surgiram problemas tristes no meio do caminho. O ser humano é péssimo, a gente sabe, mas algumas pessoas conseguem superar o péssimo. Enfim, percalços que apenas tornarão as mudanças ainda mais necessárias. 

Bom, um post para justificar um tanto minha ausência daqui e do Instagram. Mas para dizer que logo - espero - as coisas se normalizarão e 2017 terá muitas novidades. Torçam por mim!


Beijão! 

07/12/2016

Lowcarb / Paleo / Primal / LCHF / cetogênica - Os melhores links!

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Olá turma! Ultimamente tenho "andado" bastante entre os grupos do Facebook. Já comentei aqui o quanto acho bacanas estes grupos - se você souber aproveitá-los para aprendizagem da melhor forma, claro. Muitas pessoas chegam a estes grupos em busca de fórmulas mágicas, ou mesmo de quem lhes ensine o passo-a-passo. Às vezes são bem recebidas, outras nem tanto. Bom, mas o que importa dizer aqui é que todos começamos em algum ponto. A internet tem MUITA informação de qualidade, mas muita coisa meia boca também. E só depois de um bom tempo dispendido em estudo é que vamos conseguindo diferenciar uma coisa da outra. 

O post de hoje tem o intuito de concentrar os melhores links a respeito da lowcarb / primal / paleo / LCHF / cetogênica, e irei atualizando cada vez que encontrar outros bons links.  Vou iniciar com o conceito básico de cada uma - já falei em outro post, mas acho importante manter aqui também.

A dieta paleo baseia-se na alimentação com a qual nossa espécie evoluiu, que estamos geneticamente adaptados para comer, ou seja, comida de verdade! O período paleolítico, historicamente falando, se refere ao período anterios ao advento da agricultura, onde o ser humano era caçador / coletor. Vejam bem, não é simplesmente uma dieta baseada numa lista prévia de alimentos exclusivos desta época, uma vez que o que temos são suposições sobre o que se comia, e não faz sentido pensar desta forma, nem nunca foi a intenção de uma linha alimentar paleolítica limitar o consumo de alimentos aos daquela época, justamente por não se ter uma lista exata destes. Porém, temos uma certeza: não havia industrialização, a comida não era vendida em pacotinhos, nem potinhos, e não havia cultivo em termos de agricultura, portanto os grãos não eram consumidos simplesmente por não serem cultivados à época. A alimentação desta época não possuía uma lista de ingredientes. então a dieta paleo tem mais a ver com o consumo de comida de verdade, que qualquer outra coisa. Vegetais, carnes, ovos.  Obviamente não se consumiam grãos, nem farinhas, nem nenhum tipo de alimentos refinado ou modificado industrialmente. "Ah, mas o homem paleolítico vivia muito pouco" - imagina-se que sim, esta informação até hoje não tem uma resposta repleta de certezas, apenas suposições. Era uma terra inóspita, cruel e violenta. No entanto, àquela época não haviam as grandes doenças que abatem a civilização moderna, doenças que se tornaram epidemias hohe em dia: diabetes, obesidade, síndrome metabólica, pressão alta, etc. Estas doenças têm cerca de um século quando muito e vieram com o advento da industrialização. Bom, essa introdução é necessária pois muitas publicações fazem reportagens bem superficiais e atacam esta linha alimentar focando no fato de não vivermos mais na era paleolítica, como se tudo fosse simplório assim. Enfim, abrindo o leque das linhas alimentares que "defendo" como ideais à saúde por motivos óbvios:

PALEO – A base toda é de comida de verdade. Vegetais (frutas, verduras, tubérculos, etc), carnes, ovos, mel. Fim. Sem industrializados, e sem grãos também. É uma dieta mais voltada para pessoas que buscam qualidade de vida, saúde e manter ou ganhar peso de forma saudável.

PRIMAL – Eu ainda não havia falado diretamente dela aqui. É uma abordagem semelhante à paleo, mas que permite o consumo de laticínios para quem não tem problema com eles. No entanto, esta permissão se estende aos laticínios "bons" como queijos (dando preferência aos mais gordos), iogurtes (naturais, integrais, claro!), manteiga, creme de leite (o mais fresco possível), nata, leite fermentado (kefir). Não entra o leite em si, ok? E tudo, o mais artesanal e sem processamento possível.

LOWCARB HIGHT FAT (LCHF) e VERY LOWCARB KETOGENIC (VLCKD ou Cetogênica) –  Eu já havia tratado da lowcarb, mas não havia falado muito da cetogênica. Estas abordagens são ideais para quem precisa emagrecer, mas quer fazê-lo com saúde e sem passar fome. nestas há O controle de carboidratos (um controle mais moderado na lowcarb, um controle mais intenso na cetogênica). Este controle normalmente mantém a insulina baixa e faz com que o corpo use a gordura como principal combustível e no caso da VLCKD, corpos cetônicos - não confundir aqui cetose com cetoacidose diabética (até profissionais de nutrição confundem, triste). Estas abordagens também são utilizadas como terapias par atratamento de doenças como: diabetes, autoimunes, SOP (síndrome dos ovários policísticos), esteatose hepática (a famigerada "gordura no fígado", síndrome metabólica, depressão, ansiedade, bipolaridade, câncer, entre outras.

Bom, feita esta introdução, vamos aos links!


Lista de profissionais alinhados com lowcarb - http://profissionaislowcarb.blogspot.com.br/

Sobre comida de verdadehttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

Diferença entre lowcarb e paleohttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/02/diferenca-entre-low-carb-e-paleo.html

Que vegetais comer na lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/10/os-vegetais-de-baixo-amido-low-carb-nao.html

Que frutas comer na lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

Qual o limite no consumo de gorduras na LCHFhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/12/low-carb-high-fat-quando-high-torna-se.html

Quais gorduras comer maishttp://primalbrasil.com.br/quais-gorduras-voce-deveria-comer-mais/

Dieta cetogênica na práticahttp://primalbrasil.com.br/7409-2/

Como seguir a dieta cetogênica para emagrecer - http://primalbrasil.com.br/dieta-cetogenica-para-emagrecer/

Quanta gordura consumir na cetogênica? http://primalbrasil.com.br/quanta-gordura-consumir-na-dieta-cetogenica/

Dieta cetogênica no tratamento e prevenção de doenças - http://primalbrasil.com.br/7479-2/

Mitos sobre a dieta cetogênica - http://primalbrasil.com.br/7419-2/

Dieta cetogênica e o cérebrohttp://primalbrasil.com.br/dieta-cetogenica/

Densidade nutricional e superfoodshttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/06/densidade-nutricional-e-superfoods.html

Quanto carboidrato consumirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/04/30-gramas-de-carboidratos-muito-ou-pouco.html

Quanta proteína consumir? http://primalbrasil.com.br/quanta-proteina-consumir/

Mal estar em lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/02/como-evitar-o-mal-estar-em-low-carb-sal.html

Jejum intermitentehttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

Jejum intermitente: prós e contrashttp://primalbrasil.com.br/7512-2/

Jejum e massa magra - http://www.paleodiario.com/2016/09/jejum-e-massa-magra.html

Laticínios: lowcarb x paleohttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/02/laticinios-low-carb-versus-paleo.html

Você deveria comer laticínios? http://primalbrasil.com.br/voce-deveria-comer-laticinios/

Gordura vegetal x gordura animalhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/03/gordura-vegetal-versus-gordura-animal.html

Produtos light - http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

Paleo ou lowcarb - qual seguir? http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/04/paleo-ou-low-carb.html

Lowcarb e diabeteshttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/07/low-carb-e-diabetes.html

Paleo e doenças autoimuneshttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/03/paleo-e-auto-imunidade.html

Atividade física e carboidratos (é necessário pré-treino?)http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

O alimento "x" é proibido?http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

Ovários policísticos e lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/05/ovarios-policisticos-melhoram-com-low.html

"Efeitos colaterais" da dieta lowcarbhttp://www.paleodiario.com/2015/09/efeitos-colaterais-das-dietas-low-carb.html

Quanto carboidrato comer para perder pesohttp://www.paleodiario.com/2014/01/quanto-de-carboidrato-voce-deveria.html

LCHF para inicianteshttp://www.paleodiario.com/2013/11/lchf-para-iniciantes.html

A "moda" do jejum intermitentehttp://www.paleodiario.com/2016/11/a-moda-do-jejum-intermitente.html

Quanta proteína é excessivahttp://www.paleodiario.com/2016/09/quanta-proteina-e-excessivo.html

Com o aumento na ingestão de gordura, aumentam as celulites? http://www.paleodiario.com/2016/09/dieta-lowcarb-causa-celulite.html

O mito de que a gordura faz malhttp://primalbrasil.com.br/o-mito-que-a-gordura-faz-mal/

Bom, estes são alguns dos vários links que temos à disposição. Sugiro dar um giro legal por estes sites, que têm muita informação de qualidade, com bom embasamento científico - que é o que a gente gosta, rs...

Espero que tenham curtido!

Beijão!

02/12/2016

Receita: Bolo de Coco Paleo

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Mais uma receitinha para fechar a semana! Fiz este bolo no final de semana passado e ficou delicioso! Um bolo molhadinho, saboroso, e que cabe em uma dieta LCHF (lowcarb high fat). Infelizmente, se você faz uma dieta tradicional, de contagem de calorias, esta pode não ser uma boa opção, dada a quantidade alta de calorias e gorduras. Mas se você está de boa numa dieta mais livre, mais paleo, mais lowcarb, é tudo de bom! 

Claro, que não é algo que você deva fazer sempre, muito menos algo que você deva comer irrestritamente. Mas é gostoso e mata o desejo por um docinho com certeza! Peguei a receita no site Primal Brasil e dei meu jeito nela, como costumo fazer., pois não tinha todos os ingredientes em casa. Então veja bem, se você quer uma receita paleo, faça-a conforme a original. Se você faz lowcarb, faça as substituições que fiz no caso do mel (troquei por adoçante). Então, sem mais delongas, bora para a receita!


Bolo de coco LCHF


Ingredientes

- 3 ovos
- 1 copo de leite de coco
- 1/3 de copo de mel orgânico (utilizei adoçante, sugestões: xilitol, eritritol, stevia)
- uma pitada de sal
- 1/3 de copo de óleo de coco (usei manteiga)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (não usei, não tinha)
- 1 1/2 copos de coco ralado
- 1/2 copos de farinha de amêndoa (você pode usar farinha de qualquer oleaginosa)
- 1 colher de sopa de farinha de coco (usei farinha caseira, que eu mesma faço)


Como fazer

Primeiramente aqueça o forno a 180 graus. Primeiramente misture os líquidos (ovos, leite de coco), depois a gordura (óleo de coco ou manteiga), e então as farinhas. Eu misturei na mão mesmo, mas você pode usar a batedeira normalmente - o site indica bater em velocidade baixa. Eu utilizei uma fôrma de pudim pequena. E aqui fica uma dica importante: prefira fôrmas antiaderentes e ainda sim dê uma untada, pois o resultado é uma massa úmida e sem tanta liga, já que não leva farinha, e se grudar um pouco pode despedaçar seu bolo na hora de desenformar. Este bolo não cresce, ok? Então use a fôrma onde ele caiba sem precisar pensar nesta questão, rs... Leve ao forno por 30 ou 40 minutos, ou até que os lados comecem a dourar. Eu precisei deixar mais pois meu forno elétrico anda me trollando, rs... Tire do forno e deixa esfriar completamente. Corte em quadros e mantenha na geladeira até servir.


Cobertura de chocolate

- 1 barra de chocolate 80%
- 1 lata de creme de leite sem soro (usei o de lata, pois estava sem nata ou fresco, o de caixinha serve também, apenas não é a melhor opção em termos de processamento)

Pique o chocolate. Aqueça o creme de leite até levantar bolhazinhas. Despeje o creme de leite quente sobre o chocolate e aguarde 3 minutos. Mexa até incorporar bem. Leve à geladeira por cerca de 10 minutos, para firmar um pouco e despeje sobre o bolo. Vai sobrar calda, então guarde em potinhos para (delicioso) consumo posterior!

Vamos ao close? 😋


É um bolo naturalmente molhadinho, meio "pudinzento" hahahaha, e delicioso! Geladinho então... hum....

Espero que tenham curtido, se alguém fizer me conta! Pus o botão imprimir também (como tenho feito nas últimas receitas) para facilitar a vida de quem quer ter uma cópia à mão! Só clicar ali embaixo!


Beijão!



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