Semana Farroupilha

19:13Unknown

Oi gente querida!

Demorei, mas apareci. Já estou quase me conformando com essa mudança na rotina do blog, com atualizações mais esparsas. Não adianta, eu tenho compromissos a cumprir, e tenho que estabelecer prioridades para dar conta de tudo. E além disso, acabo gastando meu tempo livre em alguns aplicativos do Facebook.

Bom, a semana foi pesada, muito pesada. Tive tantos problemas! Tantas preocupações e coisas que me agoniam tanto! Uma aluna de 14 anos grávida, e com idéias de aborto na cabeça. Mas ela já está com quase 7 meses, isso seria loucura! Não sei o que fazer, e só escrevo isso aqui por saber que nenhum conhecido meu daqui conhece esse blog. Ao menos é oque eu acho. Também problemas com meus pais. Na verdade, problemas deles, com os quais me envolvo. A governadora aqui fica jogando funcionários e professores daqui pra lá ao seu bel-prazer, como se todos pudessem mudar de local de emprego quando ela assim determinasse. Mulher imbecil. Mais imbecis as ignorantes das Coordenadorias que agem como se todo o resto esivesse abaixo delas.

No mais, foi uma semana de comemorações. Para nós, gaúchos, a Semana Farroupilha nos traz um relembrar da nossa cultura, nossas raízes. Lógico, nas cidades maiores isso está se perdendo, o culto às tradições morrendo, e nós, que ainda amamos nosso "rincão" acabamos sendo vistos como "bairristas" e "provincianos". Se bem que eu não vejo mal algum em ser bairrista e provinciano, muito pelo contrário.

Na edição de ontem do jornal Zero Hora, um paulista que mora em São Borja, simplesmente atacou nós gaúchos de uma forma muito estúpida. Eu sei bem que São Paulo e Rio Grande do Sul têm lá suas diferenças, por conta de um passado conflituoso, politicamente falando. E acho besta ver pessoas ainda se ligando a esse passado, tanto gaúchos quanto paulistas. O cara em questão deve se dar mal com os gaúchos da cidade na qual trabalha (é policial civil, pelo que entendi), e acabou generalizando suas mágoas a todo um estado. Sinceramente a mim pouco importa se a pessoa é do Rio, São Paulo, Santa Catarina, Bahia ou seja lá de onde for. Para mim todos são iguais. Mas aquilo que ele "vomitou" em seu comentário (e que a Zero Hora teve a imbecilidade de publicar) atacou a mim, que respeito a todos e, no entanto, nesse momento fui agredida. Pior ainda foi ver gaúchos apoiando essa visão xenófoba deste cidadão.

Sinceramente, me orgulho extremamente do meu estado, da nossa cultura. Acho o Rio Grande do Sul o melhor estado do país. Mas não é isso que todos deveriam fazer? Considerar seus estados os melhores? Vejam bem, neste caso o "ser melhor" nada tem a ver com ser superior. Ser melhor, na minha visão tem a ver com ser o lugar onde melhor me sinto, com os hábitos que mais admiro. Quando amamos a terra da qual fazemos parte, ela se torna a mais bela de todas, a mais amada e adorada. É isso quando nos apaixonamos. Todos deveriam ser apaixonados pela sua terra e cultuar suas tradições.

Todos os estados têm sua cultura. Alguns estados, como São Paulo mesmo, podem ser considerados multi cuturais, já que pessoas do Brasil todo e do mundo inteiro vão para lá. Cada um do seu jeito, desde que haja respeito entre ambos.

Gosto da minha cultura, fui trabalhar pilchada a semana inteira, tomei uns chimas (e olha que não sou muito de chima) na mateada que teve na escola, cantei nosso hino todos os dias com as crianças, relembramos nossas raízes. Tudo muito bom. Não houvesse tido o comentário infeliz desse homem, tudo teria sido perfeito.

Nós gaúchos já somos bastante injustiçados quando imbecis como os caras do Casseta&Planeta (entre outros) insistem em taxar gaúchos de gays. Pra começo de história, as piadas homofóbicas são idiotas. Aqui tem gays, como em todos os estados do país. Tem gente boa, tem gente ruim, gente de todo o tipo.

Se isso me entristeceu tanto, foi por ver por aí muita gente dando vazão a esse tipo de comentário, ofendendo a nós, gaúchos. Há gaúchos que fazem isso com outros estados? Eu sei que há, infelizmente. Mas essas pessoas, definitivamente, não são a maioria. E ninguém conhece melhor o gaúcho, do que ele próprio. Não suporto generalizações.

Enfim, sou bairrista sim, porque amo meu estado e, se um dia for embora daqui, gostaria de terminar meus dias por estes pampas. Mas que mal há nisso?

Bom, em homenagem à Semana Farroupilha, um trecho de uma música linda, curtam essa:

“Eu vou cevar um mate gordo de esperança
Com a erva verde do verde do teu olhar
Tomar um trago bem graúdo
E preparar tudo
Para te esperar

E o meu rancho que era escuro de saudade
Eu vou fazer uma pintura de alegria
Para te impressionar e te agradar
Se tu voltar guri..."

Então na segunda-feira vou escrever sobre a minha semana com a FASEOLAMINA, guardem!

Beijos e perdão pelo post enorme, eu precisava disto.

FUIZ...

Você pode gostar destes também

18 comentários

  1. Gaúchos são motivo de piada no Brasil todo; acho que justamente por todos sabermos que o RS É SIM o melhor estado (e isso pq sou paranaense!). Mas peço que acreditem em mim quando digo: na cidade onde moro aqui em GO, tem MUITO mais homossexual do que se pode imaginar. Então taxar gaúchos não faz sentido algum.

    Invejo a cultura gaúcha e o "bairrismo" de vocês. Queria que todos os lugares tivessem orgulho do que são, e pelos bons motivos, como vcs.

    Bjo Deee!

    ResponderExcluir
  2. Oi Denny.
    Muito legal o que você escreveu, e concordo, que temos que preservar nossas culturas para que não se perca por aí.
    Parabéns, você que ama sua terra e valoriza. Seja patriota mesmo.

    Sou do outro extremo do Brasil no Rio Grande do Norte, e aqui temos uma cultura diferente e somos muito criticados por esse Brasil afora, e principalmente por pessoas que sairam destas terras e foram para outras e ficam falando besteiras.
    Oxente cada um tem que respeitar a cultura do outro e vivermos em harmonia nesse pais continental, que é o nosso Brasil.
    Na empresa do meu sogro tem um funcionário que é gaúcho, ele sempre fala com saudade da terra dele. E ainda conserva um pouco do sotaque gaúcho.

    bjos lindona!!!!!!!!!!!!
    E tenha um domingo perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Amiga eu estive uando a farinha do feijão banco mas não fui muito diciplinad anão!
    Quanto as tradições eita coisa bem boa, tomar um chimarrão (não gosto dele muito quente não) e curtir o clima aqui do sul.... viva nossas tradições! ;)

    P.S. Eita troca meu selink por um dos modelinhos novo tem redondinho e quadradinho esse aí tá "velhinho"...ashauhauas

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Denny... eu moro em São Paulo, mas nasci na Serra Catarinense, que tem mta história com o Rio Grande. Adoro lá, a cidade é bem pequena, com costumes típicos de interior.

    Eu adoro, as festas são bem tradicionais, tem dança alemã (por ter colonizado por eles), se come muito bem, etc.

    Eu adoro chimarrão, rs. Adoro mesmo.

    Acho tudo lindo lá, mas gosto de viver em São Paulo, há quem me chame de maluca, mas eu gosto dessa bagunça daqui, rsrsrs.

    Meu coração é divido por esses dois estados. E concordo, temos que gostar das nossas origens.

    E não grile tanto com os comentários, imbecil há no mundo todo.

    Se cuida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi Denny!
    Ai, eu sou super bairrista. Gaúcho do interior é assim mesmo, e eu adoro! Sinto muita saudade da cultura, das tradições, do povo.. serio, não consigo me acostumar com o jeito e o modo de vida das pessoas de Brasília. Isso que eu já estou aqui tem 6 anos e meio.
    Faço questão de estar ai sempre que eu posso, e sempre volto com o sotaque super carregado.. hehe
    Mas pra mim, o principal orgulho de ser gaúcha está no fato do meu povo ter seus valores, dignidade e coragem acima de tudo.
    Eu represento, sou faca na bota!
    hahaha
    Ótimo 20 de setembro pra ti!
    Bjooo

    ResponderExcluir
  6. Denny, concordo com você quando disse que temos que amar o nosso Estado. Eu sou de uma terra que todos taxam de subdesenvolvida, que é conhecida como a terra do Sarney.. mas sabe de uma coisa? EU AMO O MEU MARANHÂO e não saio daqui por nada.. Temos que reconhecer as nossas belezas.. e se tá incomodado, porque não vai embora.. ora mais, simples assim. Eu também sou muito bairrista e luto mesmo com aqueles que se acham no direito de falar mau do estado em que vivo. Seu post foi maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, me indignei assim como você a respeito desse comentário na ZH! Nem grile, churrasqueiro bom em Sao paulo é gaucho!!!!! hehehehehe

    penso como você, me orgulho dessa terra por ter um povo que não foge da peleia e tenta ao máximo manter suas tradiçoes vivas!

    bjus linda, bom 20 de setembro tchê!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Denny! Vi que vc sempre escreve sobre dietas no seu blog e eu tb me identifico com o assunto, pois ja tentei qse todas as mais famosas e tenho tendência imensa para ganhar quilinhos chatos.Minha dica é: passe por uma nutricionista que monte um cardápio personalizado, com as coisinhas q vc mais gosta e com as calorias que precisa.Comer tem que ser sempre um prazer! Nada de achar q a comida é inimiga, é uma agressão contra o nosso corpo. Uma terapeuta ortomolecular me ensinou a comer pães e massas apenas no café da manhã, quando o carboidrato é melhor digerido e corta-lo das outras refeições (principalmente na janta). Doce, apenas no fds, e qdo tiver vontade de atacar, coma uma fruta docinha ou algo light/diet. Tambem indico tratamento homeopático, a ansiedade melhora bastante e por consequencia, a fome tb. abraços!

    ResponderExcluir
  9. Acho muito bacana essa tradição de vcs...aqui não tem mais nada disso1
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Preciso falar com vc.

    biabacker@gmail.com

    Perdi seu e-mail.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Concordo, assino embaixo... e sou bairrista também (se bairrismo for amar esse pago mais que qualquer lugar no mundo).
    Beijo, Denny...

    _o/\o_

    ResponderExcluir
  12. denny.. não nos deixe tanto tempo sem postagens suas.. vc nos da força para continuar a guerra contra os peneuzinhos que insistem em aparecer.... jah perdi 16 kg mas agora é manter e vc nos ajuda com seus pensamentos..... aguardamos novas postagens.. bjubju

    ResponderExcluir
  13. denny.. não nos deixe tanto tempo sem postagens suas.. vc nos da força para continuar a guerra contra os peneuzinhos que insistem em aparecer.... jah perdi 16 kg mas agora é manter e vc nos ajuda com seus pensamentos..... aguardamos novas postagens.. bjubju

    ResponderExcluir
  14. Tem um selinho muito especial pra ti no meu blog.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. ola querida eu tinha dado uma abandonada no meu blogger mas to de volta cehia de novidades eliminei 25.400 acredita breve postarei os detalhes bjusssss

    ResponderExcluir
  16. olá sumida tem um selinho pra vc lá no meu blog... bjs

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato