Campanhas

Outubro rosa - você e eu engajadas nessa luta

15:49Denny Baptista

Imagem DAQUI.
Aproveitando que hoje estou "de molho" por conta dessa gripe que, agora resolveu atacar a garganta também, mais um bom tanto de febre, lembrei do quanto este mês é importante! A maioria de vocês devem conhecer a campanha. Mas a maioria de nós simplesmente não guarda as datas. Hoje, 1º de outubro, inicia-se o "Outubro Rosa", um mês todinho separado para a luta contra o câncer de mama. 

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente do mundo, e o câncer mais comum entre as mulheres, correspondendo a 22% dos casos novos a cada ano. Quando descoberto cedo, e tratado rapidamente, o prognóstico é muito bom. 

"No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. 

Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)

Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)"

FONTE: Site do INCA.

Pelo que dá para se perceber, o que nos falta hoje em dia é prevenção e conhecimento. É preciso conhecer os sintomas, realizar mamografias anualmente, principalmente após os 35 anos. E o principal: não apenas quando se encontra algum caroço ou anomalia  no exame de toque.

Minha sogra passou recentemente pela luta contra o câncer de mama. Ela e duas de suas irmãs. Uma delas descobriu o câncer já um pouco avançado e precisou enfrentar sessões duras de radio e quimioterapia diárias. A outra irmã descobriu bem no começo e precisou apenas remover o tumor e passar por algumas sessões de radioterapia de prevenção. Minha sogra descobriu muito no início também, precisou retirar cerca de metade da mama, fazer 40 sessões de radioterapia e 4 ou 5 de quimioterapia mensal. Hoje ela vive bem, mas precisará tomar o tamoxifeno (uma espécie de quimioterapia leve oral) pelos próximos 5 anos.

História rápida

Mas deixa eu contar como isso começou. Minha sogra simplesmente não vai a médicos, muito menos ginecologista com frequência. Quando sua irmã descobriu um câncer um pouco avançado, ela resolveu consultar um ginecologista e realizar os exames preventivos. No exame de toque da mama, a médica percebeu um carocinho, muito pequeno, que ficava abaixo do seio, quase no tórax em si. Fez mamografia, na qual o caroço não apareceu. Ele só foi detectado através da ecografia. Essa é a prova e que o exame de toque realizado em casa previne, mas os exames médicos são extremamente necessários, pois eles sabem muito melhor que nós como investigar. A partir daí ela fez o tratamento e agora está tudo ok, o cabelo já está crescendo e tudo o mais.

No site do INCA (Instituto Nacional de Câncer) você encontra maiores informações sobre sintomas, prevenção, e outros aqui ~> http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama

Como posso participar do movimento?

Há várias maneiras de ajudar na divulgação. Abaixo disponibilizarei alguns links interessantes que podem te trazer mais informações, e outros. Divulgando estes links, e posts de blogs que eventualmente você encontre na internet, já terá feito uma parte muito importante desse processo, que é a divulgação.

~> O portal R7 irá centralizar a divulgação de informações sobre o Outubro Roa neste link http://noticias.r7.com/saude/outubro-rosa-busca-conscientizar-sobre-prevencao-do-cancer-de-mama-01102012

~> Curta a página do Breast Cancer Awareness Brasil no Facebook e a divulgue, bem como as informações que ela disponibilizará https://www.facebook.com/BCABrasil

~> Acompanhe o blog Descabeladas e acompanhe a luta bem humorada contra esse vilão http://descabeladas.com.br/

Na página do blog (que criei hoje) disponibilizarei diversas imagens alusivas ao Outubro Rosa, bem como textos, links, frases e outros que ajudarão na divulgação desta causa e, futuramente de outras causas, bem como conteúdo exclusivo. Nem sempre links bacanas rendem um post, mas rendem muitos compartilhamentos em uma página, certo?

Eis o link e jajá colocarei o botão ali no cantinho do blog. Beijão!

https://www.facebook.com/TeoriasDaDenny


Até mais turma!

Bjs

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato