Dukan Receitas

Pão de Ló Dukan da Jô - Receitinhas de forno

23:22Denny Baptista

Vejam bem, cá estou eu, me empenhando para postar mais frequentemente! Adiantei algum serviço no final de semana para que à noite me sobrem uns minutos para vir aqui, e visitar algumas de vocês! O dia a dia tá corridíssimo, mas um dia eu me acostumo e me organizo melhor! Hoje eu trouxe mais uma receitinha Dukan, que fica MUITO gostosa, mata a vontade de um docinho, de um bolinho, nham! A linda que passou essa receita foi a Jô, do blog Meu Emagrecimento, que é referência entre as dukanianas brazucas (e minha conterrânea, e quem sabe futura vizinha, e blogueira amiga de muitos anos). Fiz algumas modificações para "mesclar" o bolo e foi só. Ele é muito gostoso! Leva tolerados (amido de milho e achocolatado) então é preciso dividir a receita. 

A receita da Jô é para uma fôrma menor. Eu uso uma fôrma de bolo inglês (ou de pão, como minha mãe diz), e gosto dele altinho como um pão caseiro, então sempre faço a receita dobrada e vou passá-la assim, ok? Quem curte o bolo mais baixinho, só fracionar a receita pela metade, certo? Mas antes, que tal uma foto para ver o que os aguarda?


Fica muuuito gostoso! O que eu fiz anteriormente, de chocolate apenas, ficou muito melhor, mais macio, acho que dessa vez eu não estava com a mão boa, mas ficou delicioso também. Muitos fazem receitas Dukan e reclamam que são ruins e não lembram o sabor dos alimentos na versão "purpurinada", mas esse é nada menos que um bolo mesmo, tão gostoso quanto! E olha que sou boleira metida, hein? Mas vamos à receita?

Pão de Ló Dukan da Jô

Ingredientes - Básico
  • 06 ovos;
  • 18 colheres de sopa de leite em pó desnatado (usei o Molico);
  • 4 colheres de sopa de amido de milho;
  • 8 colheres de sopa de adoçante em pó (usei o Tal & Qual);
  • 2 colheres de sopa de fermento químico (Royal);
Ingredientes Extra
  • Você pode fazer o bolo "branco", simples, ou acrescentar as essências que preferir (baunilha, nozes, coco, etc);
  • Se quiser fazer o bolo de chocolate, acrescente 1 colher de sopa de cacau em pó (quem faz a Dukan deve usar o cacau em pó que é tolerado, ao contrário de achocolatados diet que não são permitidos na dieta);
  • Se quiser fazer o bolo mesclado, como eu fiz, separe a massa em duas, antes de acrescentar o fermento, e em uma das metades acrescente 1/2 colher de sopa de cacau em pó.
Como fazer

- Pré-aqueça o forno a 200ºC.
- Dos ovos, separe as gemas das claras e bata as claras em neve.
- No liquidificador (ou batedeira) misture as gemas, o amido de milho e o adoçante. Misture bem.
- Acrescente as claras em neve, à mão, delicadamente, para preservar a leveza das claras. Essa etapa é que vai deixar seu bolo macio e aerado.
- Por fim, acrescente o fermento.
- Use uma fôrma antiaderente, de silicone, ou unte muito levemente uma fôrma de alumínio. Indico as duas primeiras porque dispensam o uso do óleo. Despeje a massa delicadamente, alise a superfície e leve ao forno por 20 a 25 minutos. 

Porções

Para quem faz a Dukan, temos aqui alguns tolerados: amido de milho e cacau em pó, no caso de quem fizer o de chocolate. Há também o leite em pó desnatado, que é meio que um enigma no Brasil, pois aqui o Molico é liberado à vontade, mas muitas meninas preferem utilizá-lo como tolerado. 

Bolo branco - Se você só comer este bolo e mais nenhum tolerado neste dia, deverá dividi-lo em 4 porções, cada uma contendo um tolerado. Se usar apenas isso como tolerado, pode comer, então, metade do bolo. 

Bolo de chocolate - Se você só comer este bolo e mais nenhum tolerado neste dia, deve dividi-lo em 7 partes, cada uma contendo um tolerado. No máximo duas partes por dia, sem consumo de mais tolerados no dia.

Mais uma foto da delicinha:


______________________________________________________________

Eu andei pesquisando, e descobri que o amido de milho pode ser substituído por farinha de trigo em receitas. E como a farinha de trigo pode ser substituída pela PIS (Proteína Isolada de Soja), tentarei trocar o amido de milho por PIS na próxima vez que eu fizer esta receita. Quando fizer, conto pra vocês se deu certo, ok?

Bom, era isso turma! Façam e me digam o que acharam da receita!


Beijão!

Você pode gostar destes também

4 comentários

  1. Irei fazer e se ficar bom, venho aqui te trazer um pedaciinho dele. hihi =*

    ResponderExcluir
  2. Descobri essa receita e fazia há algum tempo, mas do jeito normal de pão de ló (claras em neve, adoçante, depois as gemas aos poucos, e o restante bem lentamente). Hoje fui testar ao seu modo e a massa ficou toda empelotada. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sacha! Comigo nunca empelotou! Pode ser a marca do leite em pó. Algumas marcas são mais úmidas e tendem a empelotar mais. O Molico, que geralmente uso, não empelotou nunca! No entanto, se o seu modo de fazer traz melhores resultados, faça do seu jeito!

      Beijão!

      Excluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato