Atividade Física Focus T25

Focus T25 - O que é?

09:00Denny Baptista



Buenas minha gente! Vários de vocês me perguntaram sobre o Focus T25, que é o programa de treinos que venho fazendo. Então decidi fazer um post bem didático, o mais completo possível, sobre o assunto. Vou à parte teórica em si, depois me detenho nas minhas primeiras impressões a respeito dele.

Do que se trata?

Para começo de história, o Focus T25 faz parte da nova gama de vídeos de atividades físicas que podem ser feitas no conforto da sua casa. "Nova" em termos né, na verdade vídeos desse gênero já existem há muito tempo, principalmente nos Estados Unidos, mas no Brasil essa "febre" explodiu há relativamente pouco tempo. São vídeos com exercícios, que você põe no seu DVD ou computador, e acompanha a turma da telinha na execução. É como fazer uma aula em uma academia, mas o professor e outros integrantes da turma estão ali, na telinha! O responsável pelo treinamento é o famoso Shaun T, criados do Insanity e Asylum, outros dois treinos PAULEIRA que estão rolando por aí. Ao contrário do Asylum e do Insanity, que exigem que você já tenha um ótimo condicionamento físico para acompanhar,  o Focus T25 é feito para pessoas com diferentes níveis de preparo. O treino dura cerca de 25 minutos, mais 2 minutos de um breve alongamento para diminuir a frequência cardíaca - não pule essa etapa, vai por mim! O programa dura cerca de 90 dias e é dividido em três fases: Alpha, Beta e Gamma, cujos exercpicios aumentam d eintensidade para melhorar sua forma e condicionamento físico. 

Quem é o responsável?

O responsável pelo Focus T25 é o treinador físico Shaun Thompson, mais conhecido como Shaun T., criador de programas de condicionamento físico em vídeo, como o Insanity, Asylum, Hip-Hop Abs, entre outros. Um dos seus primeiros trabalhos profissionais foi como bailarino da cantora Mariah Carey. Dêem uma olhada na figura:


Dá até mais vontade de malhar, hein? Mas calma, o moço tem dono. Sim, dono. 

Como é o programa? 

O Focus T25 é um programa dividido em fases. Cada fase cresce em intensidade e variação de movimentos. Conforme eu for evoluindo no programa, falarei mais detalhadamente sobre cada fase (sim, vou completar todo o programa, anotem aí!). A dinâmica dele é a seguinte: cada vídeo tem duração de 25 minutos de exercícios, sem pausa - as "pausas" são, na verdade, exercícios com menor intensidade que permitem a recuperação cardiorrespiratória. Quando você compra ou baixa o programa, ele vem acompanhado de um calendário com a sequência correta dos vídeos, que deve ser seguida para que os resultados sejam alcançados. E a cada semana a sequência muda, aumentando o nível de dificuldade e, consequentemente, de condicionamento físico de quem o faz. Cada vídeo aborda um foco diferente, mesmo que vários movimentos sejam repetidos. Importante: o treino é de 25 minutos, mas com intensidade suficiente para que esses 25 minutos sejam equivalentes a 1 hora de atividade física. A dinâmica do treino são os movimentos intervalados, que promovem uma excelente queima de calorias de modo eficiente e prático.

Qual a frequência dos exercícios?



Os vídeos foram pensados para que você se exercite 5 dias na semana, tendo dois dias de "descanso". Porque pus a palavra descanso entre aspas? Por dois motivos: o primeiro é que o "descanso" do domingo se refere a um vídeo de 25 minutos de alongamento, muito importante para recuperação muscular e para aliviar possíveis muito possíveis dores nos músculos. Segundo: a indicação é de que na sexta-feira você faça um treino duplo. Ou seja, você vai fazer dois treinos (cuja combinação difere a cada sexta-feira) um atrás do outro. Não, você não é obrigado a fazer esse treino duplo. Você pode deixar um deles para o sábado - e aí foi-se um dia de descanso, entendeu?  Acontece que na fase Alpha, é muito indicado que você faça esse treino duplo. E na fase Beta, é MUITO MAIS indicado que você cumpra esse dia desta maneira. Facilita na conquista de bons resultados e a melhorar ainda mais o condicionamento físico. Outra coisa importante, é que o Focus T25 pensou em pessoas que possivelmente não consigam acompanhar a intensidade dos exercícios num primeiro momento. Para isso, uma das pessoas do grupo foi destacada para executar os movimentos em uma intensidade menor. Então, caso você não consiga acompanhar o grande grupo, basta seguir a moça da direita, chamada Tania, que ela estará fazendo o movimento em uma intensidade mais baixa. O que não significa que você não conseguirá bons resultados. Vejam a evolução dela - e já a conheçam - entre a fase Alpha e a Gamma:



Que tipo de movimentos compõem os treinos?

Cada vídeo tem um foco diferente. Vários exercícios se repetem em um vídeo e outro, mas o foco varia. Na fase Alpha, por exemplo, há 6 vídeos. No Cardio, o foco são movimentos para aumento da frequência cardiorrespiratória, com bastante resistência e alguma velocidade. Já no Speed 1.0 que, como o nome diz, o foco é a velocidade, agilidade e equilíbrio. O foco do Total Body Circuit trabalha todo o corpo: pernas, abdômen, braços, glúteos, ombros, peito, costas. O foco do AB Intervals é o abdômen, que é trabalhado com abdominais que você - bom, eu ao menos - nunca pensou que existissem. O Lower Focus tem como foco principal os membros inferiores, as pernas, que são trabalhados à exaustão - MESMO! A gente sai de perna mole, rs. Conforme eu for progredindo, comento mais demoradamente cada um, nos posts do Diário de Fitness. Agora, falando de movimentos em si: temos flexões, polichinelos, saltos, alongamentos diversos, agachamentos variados, extensões, e muitos movimentos de resistência, como ficar parado em uma posição por algum tempo. Alguns exemplos de movimentos executados nos vídeos. 






Que equipamentos vou precisar?

Na fase Alpha você vai precisar de um mini colchonete, desses de E.V.A. para apoio nos exercícios de solo - ou tapetes antiderrapantes, ou qualquer coisa que evite dores na hora de fazer os apoios e afins. E só. Na fase Beta, me parece que é o mesmo. Na Gamma você vai precisar também de halteres, o que pode perfeitamente ser improvisado com garrafas pet de 500 ou 600ml. Ou seja: é tranquilo. Se você não tem $tempo$, rola uma gambiarra que não prejudicará em nada o treino. 

É um treino possível?

Aqui, então, vai a minha opinião pessoal: DÁ PRA FAZER SIM. Eu estou com 92,1 kg, mal distribuídos em 1,65m, tenho asma, um joelho ferrado e uma leve arritmia cardíaca. Além, é claro, de estar extremamente sedentária há cerca de 4 anos, ou seja, condicionamento físico ZERO. E estou conseguindo acompanhar os treinos completos! LOGICAMENTE isso é uma coisa muito pessoal, variável, mas tem muito mais de força de vontade aí que de condicionamento físico. A gente sofre? Sofre sim. Cansa? Cansa pra caramba. Dá dor muscular? Rola dor muscular sim. Mas tudo perfeitamente suportável. E nada que te impeça de continuar com seu dia a dia normalmente. Como o treino tem apenas 25 minutos, quando você pensa que não vai dar mais, o treino acaba! E com resultados muito bons! Como já falei aqui, essa é a minha segunda semana. Na primeira semana eliminei 1kg e 5cm de cintura. Eu acho coisa pra caramba! Estou super satisfeita! Claro gente, no começo, se for preciso (e geralmente é preciso sim) acompanhar a Tania, acompanhe. É melhor do que não fazer nada e vai te dando ritmo e condicionamento para acompanhar os demais. E, além do mais, os exercícios que ela faz são menos intensos, mas não deixam de ser intensos também, ou seja, dá resultado da mesma maneira. 

Como eu já disse, o bacana desse treino é o tempo ser curto e você poder fazer em casa, sem ninguém pra olhar as peitolas e a bunda balançando, ou sua cara vermelha como pimntão quando está malhando nesse calor absurdo. O importante é ter Focus (belo trocadilho hein?), é decidir que quer mudar, e ir lá e fazer. Um pouco de cada vez. E você vai ganhando força para ir mais e mais longe. 

Onde consigo o Focus T25?

Há várias maneiras de conseguir os vídeos. A primeira, e principal é... comprando né. Através do site da Beachbody você tem acesso a esse e diversos outros vídeos de condicionamento físico. No menu do lado esquerdo você encontra o Focus T25. Mas, se você está sem $tempo$, você pode fazer o download. Há vários links disponíveis pela net, é só dar uma procurada.  A Pri Mayer disponibiliza no blog dela, mas atualmente os vídeos saíram do ar - os vídeos voltaram!. Lá você pode ter outras informações a respeito do Focus T25, vale a pena o clique e ir visitar o blog dela.

A Pri do blog Bem Bela consertou os links para download dos vídeos do Focus T25 no blog dela, segue abaixo:


Bom, é isso! Espero ter sanado as dúvidas de vocês! Se tiverem mais alguma, vão deixando nos comentários que ajudarei no que puder. No decorrer do programa vou falando mais sobre ele, na tag Diário de Fitness. Bueno?


Beijocão gente!

Você pode gostar destes também

4 comentários

  1. brigada denny, esse post ficou completão e esclaareceu todas as minhas duvidas. no fim de semana pretendo baixar. espero q nao tenha muitos salts poruq o meu vizinho de baixo vai quere me matar.

    ResponderExcluir
  2. Denny, deu uma aula de Focus T25 kkkk
    Que legal, meus parabéns, tenho certeza que verá excelentes resultados. Estou na primeira semana a última fase... #Focus só penso no Foco kkkk

    Desejo sucesso e obrigada por citar os vídeos lá do blog, pra quem não gosta de baixar pode fazer online.

    Beijo.

    Pri Mayer
    http://www.bembela.com
    http://www.facebook.com/bembelablog

    ResponderExcluir
  3. Amiga os vídeos estão no ar novamente, se puder colocar o link aqui agradeço. bju e sucesso nos treinos and dukan!

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato