Receitas Receitas Diet

Receita - Massa para Pizza Dukan / Diet / Light / Low Carb

15:00Denny Baptista

Olá queridos e queridas!

Como estão e calor? Aqui no RS a coisa está insuportável, cada vez que é preciso sair de casa para fazer algo na rua o desânimo é grande. E haja protetor solar! E haja hidratação! E haja ar condicionado! E HAJA DINHEIRO PRA PAGARA  CONTA DE LUZ DEPOIS, hahahahaha!

Enfim, mas hoje eu vim trazer uma outra receitinha para vocês. Uma receita que serve tanto para quem faz a dieta Dukan (a melhor parte é nem usar farelos!), como para quem está investindo em receitas low carb, diabéticos e pessoas em processo de emagrecimento. Não é difícil de fazer, na verdade é muito simples. Ela fica macia, mas cria uma "casquinha" crocante na bordinha que fica em contato com a assadeira, sabem? Exceto nos casos de quem usa fôrma de silicone, que tende a deixar a massa mais úmida. 

Essa massa fica super leve, meu marido comeu comigo e aprovou demais! Falando nisso, por conta da dieta, passamos a comprar menos porcarias (biscoitos, salgadinhos, chocolate) aos poucos, como que instintivamente, e ele passou a comer mais legumes, verduras, frutas, menos refrigerante e frituras, além de tomar o suco verde junto comigo, e incorporar atividade física mais intensa ao cotidiano. Resultado? Ele já perdeu uns 6kg! Só com pequenas modificações ao longo do tempo, porque ele come carboidratos normalmente, eu faço pra ele, mas aos poucos ele foi diminuindo o uso deles, come, mas come menos, e já está sentindo uma grande diferença na saúde. Por isso digo que emagrecer a gente consegue devagar, com pequenas coisas.

Bora pra receita? Mas antes, deixa eu mostrar como ficou a minha pizza, vai...


Vamos lá então!

Para começar, separe os ingredientes (calma menina, já vem a lista!) um pouco antes para que fiquem todos à temperatura ambiente, o que vai garantir uma massa ainda melhor. Então pré-aqueça o forno a 200ºC, e já deixe uma fôrma pronta. Você pode usar fôrma de silicone, ou de alumínio mesmo - antiaderente ou não. Se não for antiaderente, você pode untar a fôrma com uma gotinha de óleo, ou forrar com papel manteiga ou antiaderente. Feito isso, vamos aos ingredientes em si:

- 2 ovos
- 4 CS de iogurte desnatado
- 8 CS de leite em pó desnatado
- 4 CS de amido de milho
- sal a gosto
- 1 CS de fermento em pó

Vamos ao preparo!

* A primeira coisa é bater bem os ovos, claras e gemas juntas mesmo. Bater bem evita que a massa fique cheirando a ovo, sabem? Você pode bater à mão mesmo, eu fiz no muque, rs.

* Misture então o iogurte desnatado. O iogurte dá bastante leveza à massa. Mas você pode trocá-lo por leite líquido desnatado, ou requeijão ou até cream cheese. Essas mudanças podem alterar um pouco a consistência final, mas nada de muito relevante. Acredito que a maior diferença ficaria no sabor mesmo - e com cream cheese deve ficar bom hein?

* Agora, misture o leite em pó desnatado, o sal e o amido de milho, batendo bem para que a massa fique homogênea. O importante é não deixar grumos - bolinhas - na massa, para ela ficar bem lisinha e bonita. Quem faz a Dukan precisa prestar atenção ao amido de milho, uma vez que ele é tolerado, ok? Pode ser usado a partir da fase cruzeiro, na quantidade de no máximo 2 colheres por dia, e só se você não usar mais nenhum tolerado nesse dia. Portanto, com essa quantidade, se você só consumir ele como tolerado, pode consumir metade da pizza. Se já consumiu um tolerado no dia, divida a pizza em 4 partes e coma apenas uma dessas partes, ok? Em último caso, não passe vontade, e substitua o amido de milho pelo leite em pó desnatado. Eu não garanto o resultado final, pois o amido de milho dá elasticidade à massa, mas você terá uma massa de qualquer forma, rs.

* Incorpore o fermento em pó. Mexa a massa com delicadeza nessa hora, assim o fermento funcionará melhor e a massa ficará mais leve.

* Ponha em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos, dependendo do seu forno. Fique de olho, essa massa cresce um pouco e depois dá uma murchada, mas ela queima muito rápido! Se bobear, já era.

Usei uma fôrma quadrada de 30cm x 30cm aproximadamente, e a massa ficou com menos de um dedo de espessura. Muito gostosa! 

Depois de tirar do forno, cubra com o que preferir, e leve ao forno só para derreter o queijo. Cobri com uma camada de queijo prato light, cubos de alcatra (que ficaram muito grande pro meu gosto, prefiro menores, rs), pimentão, tomate e azeitona picadinhos. E polvilhei parmesão light e cebolinha fresca por cima.

Algumas coberturas gostosas:

* carne moída + pimentão + tomate
* rúcula + tomate picado em meia lua
* frango desfiado + colheradas de cream cheese
* iscas de filé bovino + molho branco + champignon
* rodelas de pimentão + rodelas de cebola + peito de peru light

E daí pra frente é só usar a imaginação! Quem gosta de pizza doce pode fazer cobertura de "nutella" Dukan, hein? Eu não curto chamar de nutella porque só tem a cor e consistência da nutella mesmo, o gosto é de chocolate e só, mas é bom demais! Logo passo essa receita também!

Beijão, quem fizer me avisa que quero ver como ficou!


Você pode gostar destes também

3 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato