Emagrecimento Saúde

Suco verde: dá pra encarar?

13:55Denny Baptista

Imagem:  www.informacaonutricional.blog.br
Você com certeza já ouviu falar dele. E muito provavelmente também já torceu o nariz pra ele. A ideia e misturar, em uma bebida, frutas, verduras e legumes, não parece boa ideia. Não mesmo. Mas a questão é a seguinte: É BOM!

Quando comecei a ouvir falar do suco verde, a ler algumas matérias, ver atrizes e famosos em geral falando do hábito do suco verde, torci o nariz. "Isso é coisa desses malucos que vivem em dieta de fome pra poder parecer magro na televisão." Mas então comecei a ler mais sobre ele e seus benefícios - que não são poucos. E a ideia começou a me atrair. Na verdade, eu tinha certeza de que seria ruim. Mas, se fosse só um pouco ruim, eu toparia beber, pela saúde. E estava super curiosa (vocês sabem que curiosidade é meu segundo nome, rs). Então decidi fazer. Misturei couve, laranja, limão, salsinha e pepino. E... ECA! Não ficou "imbebível", mas tipo... suportável apenas. Então decidi simplificar, e fiz um com couve e laranja. Poxa, ficou BOM! E então comecei a variar as frutas, arriscar novas misturas, e há cerca de 2, 3 meses meu marido e eu tomamos suco verde religiosamente, todos os dias. E, acreditem: ele dá resultados.

Mas antes de falar dos resultados, vamos falar de alguns benefícios do suco verde, certo?
  • É desintoxicante - ele "limpa" o organismo, eliminando impurezas e auxiliando os rins a trabalharem com maior eficiência.
  • Emagrece - ajuda o organismo a trabalhar melhor, dá energia, auxilia na digestão, agrega vitaminas e sais minerais, o que leva ao emagrecimento.
  • Embeleza - o conjunto de vitaminas e sais minerais fortalecem e dão brilho aos cabelos e às unhas.
  • Regula o intestino - as fibras presentes no suco auxiliam o intestino a funcionar direitinho!
O que eu senti de diferença? Mais energia, disposição, o intestino segue um reloginho, mesmo com uma dieta à base de proteínas, a pele - que estava sofrendo com espinhas pelo alto consumo de laticínios - está uma beleza! 

Pela internet vocês encontram centenas de receitas de suco verde. Mas eu sigo uma "linha" básica, que me facilita na hora de fazer o suco:
  • 1 tipo de verdura - Principalmente quem está se acostumando ao sabor, é bom não fazer muita mistura para adaptar o paladar. E, via de regra, a maioria das verduras tem propriedades semelhantes. A quantidade que uso é um punhado grande de verdura para cada pessoa, que rasgo com as mãos mesmo. Minhas favoritas são a couve e o espinafre! Não curti o tempero verde... Verduras que podem ser utilizadas: couve, alface, agrião, espinafre, salsinha, cebolinha, etc.
  • 1 fruta - Você pode misturar até duas frutas, mas eu prefiro o sabor de uma fruta só! Uso a fruta inteira, com casca e sementes, exceto no caso do mamão (que desprezo a casca, porque é meio amarga), do abacaxi (por motivos óbvios, rs), limão, laranja e frutas deste "naipe", rs. Minhas frutas favoritas para o suco verde: pera, maçã verde, morango e abacaxi. Frutas que você pode usar: qualquer uma! A porção que uso é a de uma fruta por pessoa, mas você pode usar mais! Limito a quantidade por conta da dieta, que permite apenas duas frutas pequenas por dia - diabéticos devem fazer o mesmo, pois a frutose (açúcar presente nas frutas) eleva os níveis de glicose também!
  • 2 sementes - Você pode usar uma só, ok? Gosto muito de usar chia e linhaça! Você também pode usar: gergelim, quinoa, amaranto, etc. Uso a porção de 1 colher de sopa cheia de cada por pessoa.
  • Líquido - Uso 500ml de líquido por pessoa. O que mais gostei até hoje foi a água gelada mesmo, rs. Mas você pode usar refrigerantes zero, como H2OH e Aquarius, que têm um toquezinho de sabor apenas, água de coco (Recomendadíssima! Só não uso por conta da dieta, tem muito carboidrato), água gelada, mineral, com ou sem gás e até água tônica, vai do gosto pessoal, rs.
  • 1 item aromatizante - especiarias ou plantas aromáticas podem dar um sabor extra. Sempre escolho um! Meus favoritos são gengibre e hortelã. Você também pode utilizar canela, cravo, pimenta (sim!), etc.
Extra!
  • 1 raiz - Você pode utilizar raízes também, como beterraba, cenoura e afins! Não uso porque não são permitidos na minha dieta!
  • 1 legume - Você pode utilizar qualquer legume! Eu tentei usar pepino e não gostei muito, mas vi uma receita de suco seca barriga com ele e acho que vou tentar também, mas só pra mim, porque o marido odiou, rs... 
E a receita? Basicamente é assim:

Suco Verde - para uma pessoa
  • uma verdura - ou mais
  • uma fruta de tamanho médio - ou mais
  • um item aromatizante
  • um líquido à escolha, de acordo com a preferência pessoal
Bater tudo no liquidificador e beber na hora!

Importante: evite ao máximo coar o suco verde, pois assim você estará aproveitando em sua totalidade as fibras. Nas primeiras vezes que fizer, bata beeeem batido, depois, vá batendo um pouco menos até chegar ao limite do tolerável pra você, pois quanto mais você bater, menos intactas ficarão as fibras. Suco geladinho é vida! Faça e tome na hora, pois assim as vitaminais antioxidantes poderão ser aproveitadas também!

E então, quem já tomou suco verde? Quem gostou? Quem detestou? E quem vai experimentar? Me conta aí! ;)

Beijocão!

Você pode gostar destes também

2 comentários

  1. Oi Denny! Gostei muito dessa suas "reguinhas" de como fazer suco verde. Depois que comecei a ver você no instagram postando essas gororobas radioativas fiquei animada e já experimentei alguns.

    Quer dizer, no meu limite, não tenho tanta coisas ao mesmo tempo para jogar no liquidificador, normalmente é um mato e uma fruta, e muito gelo, mas vamos nessa.

    Hortelã é comum, então não tem muito o que dizer.
    gengibre ainda não experimentei, mas só porque toda vez esqueço de comprar.
    couve, já é comum pra mim, então eu nem torço o nariz mais, gosto muito de couve+laranja

    chia eu não gostei, prefiro salpicar na fruta e comer a gelatina do que colocar no copo e comer a gelatina radioativa....

    pepino eu já experimentei, não gostei também, mas acho que é a combinação e dosagem. Porque o gosto do pepino está muito perto do melão e da melancia! O que falta é o "doce" da melancia. Então, ele precisaria entrar como coadjuvante, e não como protagonista. Entrar com o abacaxi talvez.

    Ah, falando de abacaxi. Minha mãe SEMPRE (do tipo toda a vida) fez suco de casca de abacaxi. É lógico que não fica igual ao suco da polpa, e não dá para aproveitar tão bem as "fibras naturais" a menos que você queria comer sisal. Dá um suco bom depois de coado...

    Isso me lembra meu avô, desculpe a palavra, sempre que eu comia manga debaixo da mangueira, na chácara dele, quando eu era criança, ele falava "quem come manga caga corda". E eu levei *anos* para entender o que isso significava! Talvez por ele falar: quemcome manga cagacorga, mas eu também escuto isso desde petitinha... eheheh

    Beijão e parabéns aí pelas suas postagens!

    Ah!!!!! E apesar de não comentar em 100% das suas postagens sobre o FT25, tô aqui torcendo e mandando pensamentos positivos pra você em toda fotinho!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha, ri super da frase do teu avô, hahahahaha! Olha, sabe que vou tentar essa do suco da casca do abacaxi? Achei interessante, adoro testar essas coisas novas, rs...

      Com relação ao pepino, é bem isso! Lembra melancia mesmo! Realmente, se adoçar mais ele pode se tornar mais interessante.

      E obrigada pela força com relação ao FT25, estou beeem empolgada!


      Beijo querida! <3

      Excluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato