Pessoalidades

Move on...

19:27Denny Baptista


Bom, cá estou eu. Juntei meus cacos, embarquei na tristeza, e agora estou seguindo em frente. O retorno à ginecologista foi mais desanimador ainda. Ela me arrancou o restinho de esperança que eu tinha naquele dia. De posse da ecografia, ela me disse que eu, na verdade, nunca produzi óvulos. Meus níveis de estradiol, baixos, de LH e FSH altos demais. Que sofro de hipogonadismo hipergonadotrófico, ou seja: meus ovários e útero nunca foram capazes de "funcionar". Que eu já teria nascido na menopausa, e só retardei os sintomas pelo uso de anticoncepcionais. Que a ínfima chance de eu ser mãe seria através de uma fertilização in vitro, com óvulos de alguma doadora, porque não tenho os meus. E que provavelmente eu não conseguiria levar a gestação adiante por conta do meu útero ser menor que o padrão. Que não há chance alguma de eu ser mãe por meios naturais e possivelmente nem pelos demais meios. Tudo assim, com um semi sorriso no rosto, e levantando em seguida para me desejar um bom dia e me guiando para a porta de saída do consultório. Com uma receita de hormônios - que evitarão que eu tenha problemas ósseos e venha a envelhecer mais rápido do que deveria - para tomar sem pausa porque eu não corro o risco de engravidar mesmo. Nestas palavras.

Achei de uma falta de sensibilidade incrível. Obviamente, mal desci as escadas do prédio, desabei no choro. Meio engolido, pois estava na rua, e saí evitando as ruas principais no caminho para casa. O meu dia foi o pior possível, não consegui dormir, tive crise alérgica à noite, não dormi nada, acabei não indo trabalhar no dia seguinte e dormi o dia todo. Todo não, claro. Na parte acordada só pensei bobagens. Mas no outro dia fui trabalhar e toquei o barco.

Com os dias passando, a cabeça voltou a funcionar um pouco. Mas desisti por enquanto de pesquisar no Google. Os resultados são desanimadores. Sabe, eu aceito a menopausa precoce, é isso que os exames dizem. Está claro, é ponto pacífico. Mas não aceito o hipogonadismo. Primeiramente porque não há casos sequer semelhantes na minha família, nem materna, nem paterna. Segundo porque menstruei normalmente até meus 23 anos, portava estes hormônios todos, pois meu corpo cresceu e se desenvolveu normalmente - até antes das demais meninas da minha idade, e foi quando iniciei o uso de anticoncepcionais após ter um problema semelhante (mas no qual a ginecologista jamais cogitou a possibilidade de infertilidade ou menopausa precoce), ter feito reposição hormonal e voltado a menstruar como de costume. E terceiro: como ela soube isso tudo de posse de um hemograma e de uma ecografia apenas? Impossível (espero). 

Bom, o caso é que tem esse médico do qual falei, mas que só terá espaço na agenda no próximo ano. Mas pretendo ir em algum outro antes disso. Refazer exames, fazê-los em outro laboratório. Espero encontrar alguém que queira de verdade me ajudar a superar o diagnóstico, ou pelo menos tentar todo o possível. 

Confesso que já fui mais esperançosa, mas a vida tem me endurecido. No entanto, resta lá alguma fagulha. Que não vai me deixar desistir assim, na primeira. Não sem tantas perguntas sem resposta. 

Ainda dói, tanto, tanto! Mas eu sufoco essa dor e sigo em frente. Quando chego ao limite choro, desabo, meu marido me dá colo. E sigo em frente. E vai ser assim. Até a última chance se esgotar.

Agradeço de coração todo o carinho que vocês me deram. Seja por comentários aqui, seja via e-mail, fanpage. Me fez muito bem receber tanto carinho! Obrigada!


Beijos!

Você pode gostar destes também

4 comentários

  1. Que completa falta de tato dessa mulher! Tá tão acostumada a dar más notícias que, pra ela, é super natural. Mas poxa, vamos nos colocar um pouco no lugar das pacientes, né?!

    Olha, eu tinha um professor que dizia que nesses assuntos médicos a gente deve SEMPRE procurar uma segunda opinião. Médicos também são humanos e com certeza falham. Não falo pra dar esperança, mas realmente pra confirmar um diagnóstico tão final como esse, ou ao menos pra te apresentar alternativas diferentes. Não tome a palavra dela como final, procure sim pelo menos mais uma opinião profissional. Um hemograma e um a ecografia são generalizados demais pra algo tão definitivo. Poxa, o médico que eu consultei há uns anos disse que pelo meu hemograma eu ia "viver até os 120 anos", quando tinha uma anemia ÓBVIA ali que ele nem sequer observou. Uma colega minha precisou fazer exame de gravidez porque era requisito pra usar um remédio fortíssimo para acne, e deu positivo, sendo que ela não tinha relações há meses :P Fez o teste de novo em outro laboratório e aí sim deu certo. Tente de novo, Denny, vc não vai sofrer mais do que já está, e pode ser uma paulada na cabeça, mas que sirva pelo menos pra não te deixar centelhas de dúvida.

    E eu sei que isso com certeza já te passou pela cabeça e tu definitivamente não quer ouvir isso de outra pessoa, mas, se for realmente o que ela lhe disse, talvez não seja pra ser. Pelo seu bem ou pelo bem do bebê. Não quero ser horrível, pelo amor de Deus, não entenda assim. Mas o sonho de ser mãe ainda não é impossível, na sua condição. Eu sei que leva tempo pra superar a dor e aceitar as coisas como são, e não digo pra vc correr com isso ou ignorar, jamais. Mas, uma vez que esteja tudo confirmado e conformado, permita-se sonhar de forma diferente. Não desista!

    Te amo, cara-gêmea, tô torcendo e rezando muito por você. ♥

    ResponderExcluir
  2. Não dá para ficar apenas com essas opiniões. O ideal é conversar com pessoas que já fizeram tratamento parecido e pedir dicas de profissionais que realmente queiram ajudar.
    Vai dar tudo certo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Pior coisa é médico insensível.

    De novo, Denny, sinto muito. Sinto muito pela falta de tato da doutora, por suas tristeza - que eu não tenho nem como saber a intensidade. Torço muito pra que o médico do ano que vem te ajude. Não perde a esperança não.

    Abraço pra você e seu marido.

    ResponderExcluir
  4. Pior coisa é médico insensível.

    De novo, Denny, sinto muito. Sinto muito pela falta de tato da doutora, por suas tristeza - que eu não tenho nem como saber a intensidade. Torço muito pra que o médico do ano que vem te ajude. Não perde a esperança não.

    Abraço pra você e seu marido.

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato