Dicas Dieta

Dicas para emagrecer - 10 maneiras de perder peso e conseguir resultados

09:10Denny Baptista


Após uma pausa rápida para me enterrar no trabalho, cá estou novamente. Há semanas em que a coisa fica puxada! Bom, falando de emagrecimento. Há diversos tipos de dietas, da lua, da sopa, de Bervely Hills, Dukan, Atkins, dos Pontos, etc, etc. Cada um escolha a que mais lhe convém. Nem todas são totalmente benéficas, algumas inclusive podem ser bastante prejudiciais. Mas há dicas que servem para toda e qualquer dieta que pretenda te manter saudável e com o organismo em pleno funcionamento. Pequenas coisinhas que podem ser implementadas no dia a dia, aos poucos e trazer grandes resultados, ainda que não estejam atreladas e nenhuma dieta específica. Decidi compartilhar com vocês as dicas e a maneira como venho implementando elas - ou não - no meu dia a dia, ok?

1 - Monte um bom prato de salada antes de partir para o prato principal. Legumes e verduras dão saciedade, e preenchem o estômago, deixando menos espaço para o prato principal, que geralmente é mais calórico. Eu sigo quase sempre esta regra, nos dias de PL (proteínas + legumes) da Dukan e sinto que funciona muito, pois como bem menos do prato principal. 

2 - Consiga um acompanhante para sua dieta ou para a atividade física. Ter alguém que nos cobre ou nos motive nos dias em que estamos mais preguiçosos pode ser essencial. Essa pessoa pode até ser um amigo virtual, desde que um incentive o outro constantemente e você não tenha o hábito da "mentirinha branca" para enganar o amigo, rs. Meu marido é meu maior parceiro e incentivador, ainda mais com relação à atividade física. Um puxa o outro e quando um está com preguiça o outro chama pra luta!

3 - Tenha calma na hora de comer. Evite comer em pé ou em frente à televisão, pois frequentemente se perde a noção da quantidade do que se come. Preciso trabalhar isso na minha humilde pessoa. Ao meio-dia, como no trabalho e acabo comendo super rápido e, quando me dou por conta, estou fazendo isso em casa também. Hábito feio, preciso eliminar!

4 - Evite carboidratos simples e refinados. Aqui entram a farinha branca em todas as suas formas: pães, bolos, biscoitos. Açúcar também deve ser evitado ao máximo. Bom, neste ponto não tenho problema algum, já que faço a Dukan e nada disso é permitido na dieta, rs.

5 - Faça atividade física. Não importa o tipo, escolha alguma atividade física que lhe dê prazer. Mas, caso nenhuma lhe dê prazer, escolha alguma mesmo assim. Atividade física é quesito obrigatório não apenas para quem quer emagrecer, mas para quem quer ter saúde e viver bem. Nesse ponto estou melhorando, pois devido às lesões na coluna e joelhos havia parado de me exercitar, mas já retomei com caminhadas. Devagar e sempre!

6 - Durma bem e em quantidade suficiente. Diversos estudos já comprovaram os males que a falta de um sono adequado pode trazer à saúde. Dormir mal faz com que seus hormônios fiquem desregulados e você sentirá mais fome durante o dia. Já melhorei bastante, mas ainda durmo cerca de 6 horas por noite, quando sei que o ideal para mim são 8 horas de sono!

7 - Prefira alimentos frescos. Industrializados em geral vêm recheados de sódio e aditivos químicos que podem trazer riscos à saúde a longo prazo, tornando inclusive a perda de peso mais lenta no caso de dietas. Tenho evitado ao máximo alimentos industrializados. Dá trabalho preparar tudo fresco, mas inclusive a conta do supermercado está mandando um beijo - diminuiu bastante!

8 - Corte refrigerantes e bebidas alcoólicas. Refrigerantes contém açúcar em excesso. E os que não têm açúcar trazem a característica geral de todos os refrigerantes: excesso de aditivos químicos e nutrientes ZERO, que é o mesmo caso das bebidas alcoólicas. Meu marido e eu recentemente decidimos abolir totalmente o refrigerante de nossa dieta! Ponto pra gente!

9 - Faça pequenos lanches entre as refeições. Eles ajudam a manter o metabolismo funcionando mais rapidamente. Mas lembre-se pequenos lanches. Peco muito nisso. Me envolvo no trabalho e, quando vejo, foi-se a hora do lanche e já me envolvi com outra coisa e acabo só comendo nas refeições maiores. 

10 - Cuide do seu emocional. Diversos estudos comprovam que as emoções influenciam a maneira como nos relacionamos com a comida. Permita-se momentos de paz, reflexão e descanso. Não alimente pensamentos derrotistas. Das coisas que tenho trabalhado em mim: alimentar a esperança na resolução dos problemas e evitar pensar em coisas ruins. Ajuda bastante!

Aposto que você não viu nenhuma novidade aqui, certo? E é assim mesmo. O básico é sempre o mais eficaz. Mas precisa ser colocado em prática para que surta efeito!

Um lindo restinho de semana pessoal!


Beijão!

Você pode gostar destes também

6 comentários

  1. Essas dicas parecem simples e óbvias, mas não são. Precisamos ler e lembrar sempre. Comer devagar sempre foi um enorme desafio para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho procurado prestar mais atenção à isso, mas confesso: é difícil, rs...

      Bjo!

      Excluir
  2. É verdade, Denny! Se a gente só fizesse o básico...

    Adorei o post. Beijo grande pra você <3 e parabéns pela decisão de cortar refrigerantes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Cortar os refrigerantes foi uma decisão gradual. Já havíamos diminuído, então cortar agora foi mais tranquilo!

      Bjo!

      Excluir
  3. Ah Dennyca... Ando um pouco longe disso tudo, mas sempre arranjo um tempinho pra saber dazamiga e fico sempre contente em te ver assim tão perseverante e lindona com esse rostinho cada vez mais fino! Quanta força de vontade que vc tem menina!!! ^^ Bjx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada minha linda! O caminho é longo, mas estou nele, rs...

      Bjo!

      Excluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato