Dicas Dieta Dukan

Dieta Dukan - Como calcular a gordura dos alimentos

10:22Denny Baptista


Percentual de gordura dos alimentos. Todas as tabelas nutricionais possuem. Mas você sabe interpretar estes números? Você sabe a que exatamente estes percentuais se referem? É isso que veremos hoje. 

Muitas pessoas, na adoção de hábitos saudáveis, passaram a sempre dar uma espiadela na tabela nutricional dos alimentos que consome. No entanto, a maioria de nós não sabe interpretar corretamente as informações ali contidas. Hoje vou focar na questão do percentual de gordura. Você sabia que o percentual ali contido não se refere ao percentual de gordura do alimento, mas sim, do percentual que a quantidade de gordura do alimento representa em uma dieta de 2.000 calorias, em média? Vamos observar a tabela nutricional abaixo, que se refere a um hamburguer:


Nela vemos que uma porção de 145g desse produto contém 21g de gorduras totais. Isso representa, segundo a tabela nutricional, 38% de gordura. Abaixo, na tabela, temos a informação "% Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal". Ou seja: 21g de gorduras representam 38% das gorduras em uma dieta de 2.000 kcal. Mas não fica claro qual o percentual de gordura que esses 21g representam neste produto. 

Dieta Dukan e gordura

A Dieta Dukan é uma dieta pobre em gorduras. Ao contrário do que se costuma propagar por aí, quem segue esta dieta reduz seus níveis de colesterol ruim e triglicérides. Muitas pessoas fazem diversas afirmativas sem ao menos conhecer a Dukan, tudo baseado no senso comum. Então, reafirmo: a Dieta Dukan é uma dieta pobre em gorduras. Os únicos queijos e laticínios liberados são os que contém 0% de gordura. Na Fase Ataque, apenas estes são permitidos. A partir da Fase Cruzeiro, alguns alimentos lights passam a ser tolerados. Mas, para que possam entrar na lista de tolerados, eles precisam obedecer a certos percentuais de gordura máximos. Vejamos alguns produtos que podem ser considerados tolerados
  • Queijos lights em geral (requeijão, cottage, creme de ricota light, etc) - para serem tolerados precisam ter no máximo 7% de gordura. 
  • Salsichas de frango ou peru light e hamburgueres industrializados - para serem tolerados precisam ter no máximo 10% de gordura. 
Mas aí fica a pergunta: como calculo então estes percentuais? É o que veremos agora.

Calculando o percentual de gordura dos alimentos

Há uma fórmula, uma regra de três bem básica, que permite que saibamos qual o percentual de gordura dos alimentos. Ela é simples, e logo acaba-se decorando. O livro "Boa Forma com Dukan", parceria entre o Dr. Pierre Dukan e a revista Boa Forma, trazem este cálculo bastante simplificado. Fiz uma montagem para simplificar ainda mais, usando as informações do queijo cottage da Tirolez. Vejam:



Visto pela ótica Dukan, este alimento é considerado um tolerado, e pode ser utilizado a partir da Fase Cruzeiro. Cada porção de 30g (3/5 da porção) equivale a um tolerado. Visto pela ótica de dietas em geral, ele é um excelente queijo, magrinho e que dá um sabor delicioso a diversas receitas, sem prejudicar a dieta e sem aumentar os índices de colesterol e afins.

Este mesmo cálculo pode ser aplicado a todos os produtos, para que se saiba sempre quanto de gordura se está consumindo. Aplicando este cálculo ao hambúrguer da primeira tabela nutricional, concluímos que ele contém, na verdade, cerca de 14% de gordura. 

Salve a imagem e consulte a fórmula sempre que precisar, e nunca mais fique em dúvida quanto aos percentuais de gordura dos alimentos!

Beijão!

Você pode gostar destes também

2 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato