A Dieta Dukan é cercada de mitos, assim como a maioria das dietas que restringem alguma classe de alimentos (no caso, açúcares e carboidratos simples). O maior deles é no que se refere à oferta de vitaminas e sais minerais. Muito se fala na hipovitaminose (consumo de vitaminas abaixo do ideal) que ela traz consigo e no quanto isso faz mal à saúde. Mas seria isso verdade? A resposta é NÃO.
A Dukan, em sua Fase Cruzeiro (que é feita até que se alcance o peso desejado), fornece uma lista de legumes e verduras suficientemente completa no quesito vitaminas. Ou seja: manter-se nutrido e saudável depende muito mais da pessoa adepta da dieta que da lista de alimentos permitidos em si. É preciso variar ao máximo os alimentos utilizados, a fim de fornecer ao organismo nutrientes suficientes para que não aconteçam transtornos alimentares, nem baixas de vitaminas e minerais essenciais ao organismo. Com uma pesquisa rápida, fiz uma lista das vitaminas e principais sais minerais e de alimentos permitidos na Dukan, onde se podem encontrá-las. Vamos a ela!
- Vitamina A - Leite, ovos, brócolis, couve.
- Vitaminas do complexo B: B1 - Levedo de cerveja, carne magra, ovos, fígado, queijos, couve, espinafre, pimentão. B2 - Levedo de cerveja, brócolis, espinafre, leite, carne bovina magra, ovos, verduras. B3 - Peixes, carne bovina, ovos, levedo de cerveja, fígado bovino, tomate, cenoura. B5 - Carne bovina, carne de frango, fígado, leite e derivados, levedura de cerveja. B6 - Levedo de cerveja, leite e ovos. B7 - Levedo de cerveja, carne bovina, fígado bovino, iogurte, queijos. B9 - Levedo de cerveja, fígado biovino, brócolis, espinafre, gema de ovo. B12 - Carne bovina, queijos, leites, ovos, mariscos, ostras, fígado de frango, salmão.
- Vitamina C - Pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, agrião, alface.
- Vitamina D - Atum enlatado em água, sardinha enlatadas em seu próprio suco, leite, iogurte, queijos, carne ou fígado de vitela, gema de ovo.
- Vitamina E - Rúcula, couve, espinafre, peixes.
- Vitamina K - Espinafre, brócolis, aspargos, repolho, cenoura, alface.
- Colina - Carne bovina, couve, espinafre, alface, rúcula, reponho, cebola.
- Potássio - Molho de tomate, peixes, iogurte, folhas verdes, abóbora.
- Selênio - Ovos (gema e clara), queijos, frango, carne bovina.
- Cálcio - Tofu, leite, brócolis, sardinha, espinafre, linhaça, farelo de aveia, chia.
- Magnésio - Sementes de abóbora, tofu, acelga (cozida), espinafre (cozido), beterraba (cozida), iogurte, farelo de aveia (cozido).
- Fósforo - Leite e derivados, carne bovina, peixes, alho, carne de siri, cogumelo.
- Enxofre - Agrião, alho, abobrinha, brócolis, cebola, couve flor, couve folha, pepino, rabanete, pimentão, repolho.
Todos os alimentos listados são permitidos na Dukan, alguns em quantidade delimitada (chia, linhaça), mas a maioria pode ser consumido livremente. No caso de não ser possível variar suficientemente a alimentação, pode-se optar por polivitamínicos diversos. Mas polivitamínicos não são o ideal, pois se temos carência de algum nutriente, podemos não ter carência de outro e ser desnecessária a suplementação deste. Então a dica é caprichar no prato de salada e ser feliz e saudável!
Beijão!
4 comentários
Denny você está fazendo a dieta Dukan??
ResponderExcluirEstá te trazendo resultados? Bjs Adoro seus posts
Nanda, estou fazendo a Dukan sim. Dos 30 e poucos quilos perdidos, 15 perdi com a Dukan!
ExcluirBeijo!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPARABÉNS PELA EXCELENTE MATÉRIA
ResponderExcluirSe você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:
- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;
- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;
Beijão!