Cultura Dicas

Links da Semana 13/2015 - Especial Dia do Gaúcho

06:00Denny Baptista

Eu sempre faço algum post relativo a esta data especial todos os anos. Mas essa semana fui consumida pelo trabalho, e pelo desânimo com a atual situação de nosso estado, maltratado e destruído financeiramente pela roubalheira porca da politicagem nojenta e de civis sem escrúpulos que sonegam seus impostos entre outros, e lançaram o estado em uma crise financeira sem precedentes. Quase perdi o encanto. Mas decidi dedicar a linkagem de domingo a esse dia tão especial para nós, gaúchos de verdade. Eu, que nem sou gaúcha de nascimento (nasci no Paraná!), mas que abracei esta cultura e amor a esta terra de um jeito que ser gaúcha é a única coisa que sei de certeza nessa vida. 

Não importam as críticas, não importa o que falem sobre nossa comemoração. Quem vive aqui sabe o que comemora, e dane-se quem considera uma comemoração ignorante por conhecer um farrapo de história apenas. O amor a essa terra supera qualquer coisa. Não somos melhores como ser humanos. Mas quem sabe somos os melhores no amor à nossa terra. Bora pra linkagem!


Em vídeo, tradicionalista ensina a preparar um bom chimarrão no RS é uma reportagem do G1, antiguinha já, mas que ensina a cevar um bom chimarrão e apresenta alguns "mandamentos" para essa hora.


Monte os bonecos dos personagens das Histórias Farroupilhas da RBS TV é uma matéria que disponibiliza os links para download dos arquivos que trazem paper toys dos principais personagens da Revolução Farroupilha: Anita e Giuseppe Garibaldi, Bento Gonçalves e General Neto. AMEI!


Conheça a intensa rotina da 1ª Prenda do estado é uma matéria do G1 que mostra como é a vida de uma dessas meninas que são eleitas a este posto de 1ª Prenda. Grosso modo, no tradicionalismo gaúcho, cada CTG (Centro de Tradições Gaúchas) elege seus representantes através de concursos que envolvem conhecimentos gerais, de cultura gaúcha, dança e outros. São eleitos os "Peões", Prendas" e por aí vai. A 1ª Prenda do Estado é a campeã de todas as eliminatórias. Veja a rotina desta representante de uma entidade tão importante de nosso estado!


Como fazer arroz de carreteiro é um vídeo com essa tradicional receita gaúcha!

O último não é um link. É um vídeo com a música "Céu, sol, sul, terra e cor", de autoria do cantor tradicionalista Leonardo, qwue é praticamente o segundo Hino Riograndense. Das canções que quem mora aqui canta a plenos pulmões sentindo o coração queimar no peito!



Espero que tenham gostado da linkagem especial de hoje!

Beijão e FELIZ DIA DO GAÚCHO para a gauchada de todas as querências!

Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato