Receitas Receitas Low Carb

Como fazer leite de coco em casa

06:00Denny Baptista


Quando começamos - meu marido e eu - a nos interessar por uma alimentação numa linha mais natural, comecei também a buscar mais informações, seguir profissionais que trabalhassem nesta área nas redes sociais, e ler bastante a respeito. Seguindo a nutricionista Lara Nesteruk (que trabalha nesta linha low carb) aprendi, além de diretrizes sobre uma alimentação mais natural, a fazer leite de coco! Eu, que pensava ser algo super trabalhoso e sempre preferi comprar o vidrinho da prateleira do supermercado!

Para começo de papo, o coco é considerado um dos melhores alimentos do mundo. Vejam bem, estamos aqui falando da fruta, in natura. O coco ralado de pacotinho, o leite de coco de vidrinho e afins já são subprodutos que a indústria lançou e que já acabaram com a imensa maioria destes benefícios. Além de conter gordura de excelente qualidade, e diversas vitaminas, o coco contém um nutriente chamado ácido láurico, que é um componente importante do leite materno humano - aquele responsável pelo fortalecimento imunológico do bebê e motivo de tantas campanhas pró amamentação. Inclusive, no óleo de coco ele está em maior concentração que no próprio leite humano. Ele faz com que a medula óssea fabrique mais células brancas de defesa - o que é fantástico para a saúde, claro. 

Além de tudo isso, ele é uma fruta que possui muitas vitaminas, fibras e pouquíssimo açúcar. Ou seja: numa dieta low carb cabe muito bem! E como se não fosse suficiente, um coco rende pra caramba! Dá pra retirar a água, fazer leite de coco e com o bagaço que restar disso dá para fazer farinha de coco ou manteiga de coco. Já fiz leite de coco e farinha de coco. Tentei fazer manteiga mas desisti no meio do processo e em algum outro dia posso tentar fazer - mas não  no momento, rs.

Hoje vou explicar assim, por texto mesmo. Uma hora dessas pretendo fazer um vídeo ensinando - mas mais pra frente, confesso não estar na "vibe" para gravar vídeos. Mas no snapchat explico todo o processo cada vez que faço, me segue lá, o user é dennybap. Bom, vamos lá!

Como fazer Leite de Coco

Ingredientes

- 1 coco sem a casca e sem a água
- água quente (não fervente)
- pano limpo para coar
- peneira grande

Antes de mais nada aqui segue um vídeo com dicas para tirar seu coco da casca mais facilmente (se você morar numa cidade como a minha, onde já é fantástico encontrar a fruta, mas não rola encontrar aquelas bandejinhas de coco seco em pedacinhos, o vídeo vai ajudar bastante!):



Passo 01 - após retirada a casca grossa e dura do coco, você vai picar a polpa (a parte branca, ainda com uma casquinha fininha marrom) com uma faca em cubinhos menores. Isso vai facilitar o trabalho para o seu liquidificador. Mas se seu liquidificador for "macho", pode picar em pedaços maiores! Eu prefiro não testar muito o meu, rs... Coloque então estes pedacinhos dentro do seu liquidificador.

Passo 02 - coloque a água quente até quase cobrir os cocos. Não precisa cobrir totalmente. Aos poucos você vai escolhendo a quantidade de água de acordo com o tipo de leite de coco que você deseja: mais grosso, mais ralo. A água quente ajuda a soltar a gordura do coco, que queremos sim neste leite de coco, exatamente por conta do ácido láurico!

Passo 03 - agora é hora de bater. Não precisa bater infinitamente. E ele também não vai ficar um "creme" ou algo assim. Você vai bater por uns dois minutos, até que a polpa do coco esteja bem trituradinha, mas ela ainda vai ficar bem aparente.

Passo 04 - pegue agora uma jarra, coloque na boca dela uma peneira (não grande demais, apenas o suficiente para tapar a boca da jarra), e dentro dessa peneira coloque um pano de prato ou outro tecido bem limpo para poder coar esse leite. Ele ainda estará cheio do "bagaço" do coco, e precisamos coar. Mas o coador dá muito trabalho, o melhor é usar ele apenas como base para apoiar o tecido. Abra o tecido nele, derrame um pouco do conteúdo do seu liquidificador, feche o tecido e torça bem dentro da jarra (com as mãos limpas, nem precisava dizer, mas né) para que o tecido retenha o bagaço e libere o leite de coco.

Pronto! Você agora tem o leite de coco! Ele dura cerca de 2 dias na geladeira (sim, é pouco, mas é um alimento que não leva conservantes, logo dura menos, o que não é ruim, pois ao menos não vai te encher de mais químicos ainda, e conserva as propriedades nutricionais), mas você pode colocar em forminhas de gelo, e congelar para usos futuros. 

Depois de algumas horas na geladeira você vai perceber que ele vai se separar, assim:


Na parte superior vai se concentrar a gordura do coco, formando uma espécie de "creme de leite de coco", que fica uma delícia acompanhando frutas hein! E abaixo é tipo um sorinho. Se bater tudo você terá o leite de coco íntegro novamente, sem problemas!

Você pode usar o leite de coco de diversas maneiras: para fazer bolos, vitaminas, beber puro, capuccino e muitas outras coisas. Joga no Google que é sucesso!

Sobre o bagaço: com ele dá para fazer a farinha de coco ou a manteiga. Na semana que vem ensinarei vocês a fazer a farinha de coco, fiquem ligadinhos!

Beijão!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato