Dieta Dieta Dukan

O uso de laticínios e produtos Lac Free na Dieta Dukan

06:00Denny Baptista



A Dieta Dukan tem como base alimentar o consumo de proteínas magras, verduras e legumes não feculentos. O consumo de carboidratos não é nulo, mas é bastante restrito. Dentre os produtos consumidos estão os laticínios. Os laticínios possuem proteína e carboidrato. A lactose é um carboidrato de rápida absorção que, se consumido em excesso, pode interferir na perda de peso. Por isso, há algumas restrições no consumo.

Como utilizar os laticínios na Dieta Dukan

As restrições são básicas e simples de se entender:

- Você deve evitar consumir mais de 1 quilo / 1 litro de laticínios ao dia. Parece muito, mas se você somar o iogurte, algo com leite em pó, um queijinho, quando vê já gastou a cota toda.

- Cada colher de sopa de leite em pó equivale a 100ml/g de laticínios, pois é o que ela prepara.

- Como eu faço essa conta? Simples: você consumiu um pote de iogurte de 200g, um copo de 200ml de leite desnatado e usou 3 colheres de leite em pó em um docinho (300ml/g) . A conta fica então 200 + 200 + 300 = 700. Você não separa o que é em gramas de um lado e ml de outro, pois as proporções são as mesmas. A conta não deve ultrapassar 1.000 (mililitros ou gramas).

- Se você já está na Fase de Consolidação, deve reduzir este consumo para 700ml/g nas quintas proteicas.

Produtos Lac Free

Mas se substituirmos estes produtos por produtos lac free, ou seja, livres de lactose, o consumo poderia ser livre? É o que veremos agora. 

Os produtos lac free têm ainda contém lactose. É impossível retirá-la do leite. Acontece que a eles é acrescentada a enzima lactase, que ajuda na absorção do leite pelo organismo. Na tabela nutricional você ainda vê a lactose e vê mais glicose e galactose que também são carboidratos de rápida absorção (com as enzimas, a lactose é quebrada em glicose e galactose). No final das contas, o percentual de carboidratos da porção é o mesmo. Veja as tabelas nutricionais dos leites Molico, na versão normal (esquerda) e na versão lac free (direita):


Perceberam? No final das contas o teor de carboidratos é o mesmo, ou seja: é preciso controlar o consumo da mesma forma. 

Portanto, se você não tem intolerância à lactose, não vale a pena investir em produtos do tipo só por serem "moda", já que são muito mais caros que as versões comuns. E se você tem intolerância, não se esqueça de buscar produtos lac free zero gordura, ok? A maioria não é zero gordura. O Molico Zero Lactose é um dos poucos lac free e desnatados. 

Fica a dica!

Beijocão!


Você pode gostar destes também

2 comentários

Formulário de contato