Dieta Pessoalidades

Sobre mudanças e desconforto

06:00Denny Baptista


Bom dia turma! Hoje vi essa frase num perfil de Instagram por aí e fiquei pensando sobre ela. É mais que uma frase, é quase um tapa na cara. Um tapa de realidade. 

A maioria de nós busca / deseja mudanças na vida. E estas mudanças não acontecem da noite pro dia, e a maioria não é fácil. Seja mudança de casa, cidade, trabalho, cor de cabelo, alimentação. E toda mudança envolve algum desconforto. Até um corte de cabelo novo causa estranheza nos primeiros minutos. Mas hoje vou focar na questão da saúde mesmo. 

Mudar a alimentação gera um grande desconforto. Deixar de comer coisas que você comia livremente (e até por isso chegou onde chegou - no caso de precisar emagrecer) é extremamente desconfortável. Incomoda pra caramba. O mesmo acontece com a atividade física: começar a se mexer é desconfortável, cansa, dá preguiça, incomoda, às vezes até irrita.

Muitas pessoas desejam mudanças em suas vidas. Mas querem que a mudança aconteça automática e imediatamente, de preferência sem esforço. E quando precisam dispender algum esforço, é reclamação na certa! Ou então inicia o coro da autopiedade  e da afirmação da injustiça do mundo perante si. Vou contar um segredo pra vocês: colocar-se na posição de vítima do mundo não vai resolver o problema. Decidir fazer algo e fazer é que vai. 

Não há dietas sem restrições. Não há exercícios simples que surtam efeito e não cansem. Mas os resultados são compensadores. E proporcionais ao esforço dispendido. Quanto mais resultado você deseja, maior deve ser seu empenho. 

A vontade de não ficar desconfortável é que faz com que a maioria das pessoas adeptas de dietas fracassem. Porque elas até encaram um início de dieta a todo vapor. Mas com o passar do tempo vêm os desejos de comer "gordices", e aí começa o pensamento capetinha de "ah, só unzinho", e iniciam-se as concessões. Que logo se tornam hábitos e tchau dieta. Com a Dukan não é diferente. Há uma lista de alimentos tolerados que devem ser consumidos bem raramente, mas que as pessoas usam cotidianamente. Sem contar os alimentos proibidos, mas que usa-se pra não se sentir desconfortável. O resultado? Um monte de gente reclamando que a dieta não funciona. A dieta funciona. As pessoas é que na verdade nem a estão seguindo no final das contas. 

Com exercícios acontece o mesmo. A pessoa vai na academia, ou faz uma caminhada / atividade física e no outro dia amanhece dolorida. Normal demais, né? Pois este se torna o motivo para falhar no dia seguinte. E se a dor não passa, no outro. Aí vai lá, faz mais um dia, dor de novo e o ciclo não termina nunca. 

A questão é: o quanto você está disposto a ficar desconfortável? O quanto você deseja um resultado? É isso que vai te fazer seguir até o fim. 

Beijão!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:

Você pode gostar destes também

3 comentários

  1. Muito legal a postagem, realmente sair da zona de conforto é um choque muito grande. Mas entre erros e acertos a gente acaba, se estiver realmente disposto, superando esses inconvenientes e seguindo em frente.

    Boa semana pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Olha...este post foi um tapa na cara....é algo que dificilmente alguém quer ler, obrigada! Somos nossos inimigos, sempre colocamos a culpa em tudo...menos na gente. só que isso acaba nos desmotivando. Precisamos ter a consciencia dos nossos atos e que eles terão consequencias.

    Obrigada pelo post. adorei!!

    Bjooo

    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, essa frase é um verdadeiro tapa na cara! Eu to passando por uma mudança bem dolorida, saí de casa há quase um ano e ainda estou muuuito "desconfortável" . No começo achei que seria mil maravilhas, mal sabia eu do tanto de tombo que a vinda ainda me daria. Se muitas pessoas tivessem ciência desse fato, ficariam mais pé no chão diante de suas mudanças e o desconforto seria muuito menor.

    Bjs :*

    refugiosinsanos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato