Beleza Paleo / Low Carb / LCHF

Meu cabelo: como estou resolvendo a queda

06:30Denny Baptista



Vamos começar pelo início - claro. Na minha adolescência eu sempre tive MUITO cabelo. O terror dos cabelereiros quando precisava fazer algum penteado, simplesmente porque nada segurava ele, de tanto cabelo que eu tinha. Não conseguia prendê-lo com prendedores comuns, eles nunca fechavam. 

Porém, após meus 27 anos aproximadamente meu cabelo começou a cair desesperadamente. Para resumir a história, hoje (aos 34 anos) tenho 50% do cabelo que já tive. Porém no ano retrasado eu estava muito mal com isso. Meu cabelo estava tão ralo no topo da cabeça, que eu frequentemente cortava o topo da cabeça das fotos postadas na rede porque era horrível ver o couro cabeludo aparecendo. Não havia maneira de arrumar o cabelo que resolvesse isso. Minha auto estima estava no lixo. 


Fiz de tudo para tentar resolver o problema

Usei todo tipo de tônico milagreiro que via pela internet. Industrializados, naturais. Utilizei polivitamínicos, píluas diversas para a saúde do cabelo. Fui em dermatologistas sem resultado algum - na verdade não encontrei um único que demonstrasse querer REALMENTE descobrir a causa real da queda. A última pôs a queda na conta do problema hormonal, e nem sequer solicitou exames. Acontece que eu estava tratando já o problema hormonal há mais de um ano com reposição hormonal, então isto não deveria ser o único fator.


Decidi mudar o estilo de vida

No início do ano passado decidi mudar minha alimentação. Eu já seguia - aos trancos e barrancos - uma linha mais low carb, fazendo a Dukan. Já havia resolvido inúmeros problemas de saúde somente com esta abordagem, mas ainda me restavam três: a insônia (que melhorou, mas ainda me atormentava em algumas noites), o problema hormonal e a queda de cabelo. Foi aí que pensei que se havia alguma chance de eu resolver isso tudo, seria através de mudanças em meu estilo de vida. Estudei, pesquisei muito e decidi que uma alimentação natural, baseada em comida de verdade, seria a minha chance. Fui retirando industrializados, aumentando o consumo de vegetais principalmente e cuidando para que minha alimentação fosse sempre a melhor possível. Perdi algum peso, voltei a ganhar no final do ano por desleixo mesmo, mas logo retomei meu estilo de vida. Neste ano perdi 10kg e então parei de me pesar. Acredito que tenha mantido essa média, pois as calças que estavam largas continuam largas.


O cuidado com os cabelos

Fora a alimentação natural, neste ano fui simplificando os cuidados com meu cabelo. Atualmente utilizo apenas shampoo sem sulfato diluído em água. Simples assim. Porque diluído? Uma vez vi em um vídeo da Lia Camargo ela explicando sobre o que aprendeu no Spa Dios (especialista em cuidados para o cabelo) em relação ao uso do shampoo: que é um produto concentrado que acaba retirando, além da sujeira, a oleosidade natural, que protege o cabelo de agressões e o mantém hidratado. Por isso indicavam diluir o shampoo em um pouco de água antes de utilizar. Eu tenho um vidro de shampoo vazio onde faço esta mistura previamente: 2 partes de shampoo para 1 parte de água. Além disso, raramente repito a lavagem e não uso condicionador. Dizem que ele é essencial, mas como explicar meu cabelo melhor sem ele? Uma vez na semana ou a cada 15 dias finalizo uma lavagem com água e um pouquinho de vinagre para selar as cutículas (não deixa cheiro!). Umas duas vezes neste ano fiz hidratação com óleo de coco (lava, hidrata, deixa no cabelo algumas horas, lava, pronto). Pronto. Acabaram-se os tônicos, os óleos, condicionadores, cremes, ampolas.


O resultado vindo

Tenho seguido uma base alimentar natural, com algumas furadas, claro. Porém a base tem sido realmente boa. Os cuidados com o cabelo se resumem a shampoo, eventualmente água com um pouco de vinagre diluído e muito mais eventualmente, hidratação com óleo de coco. O resultado a foto abaixo pode mostrar mais claramente:


Na foto da esquerda, no final do ano passado, eu enchi a foto de filtros para que o couro cabeludo aparecesse o mínimo possível, mas lá estava ele - ou seja, aparecia bem mais que isso. Eu já havia cortado ele mais curto (não queria tão curto na verdade, mas enfim) e repicado para ter mais volume e tentar disfarçar o pouco cabelo. A foto da direita, da semana passada, não tem filtro. O que dá para perceber: cabelo cresceu rápido, está bem mais cheio, o couro cabeludo já quase não aparece (ainda aparece um pouco, mas não mais tanto nas fotos). O que não dá para ver tão bem: estou cheia de fios novos - o que chega a deixar chato o prender o cabelo por conta dos arrepiadinhos, mas longe de mim reclamar! O cabelo está muito mais macio, maleável, hidratado.

Mas o mais importante disso tudo é realmente não estar desesperada por acreditar que em algum momento ia ficar quase careca. Vejam bem, eu plantei pequenas ações durante um bom tempo e só agora comecei a perceber resultados. E acho que, enfim, é assim mesmo. Ter paciência, fazer o melhor e, principalmente, simplificar e buscar o natural. Tem que dar certo.

Beijão!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Formulário de contato