Dieta Dieta Dukan

Dieta Dukan - Fase Cruzeiro: os tolerados

10:00Denny Baptista


Vamos imaginar que você já passou da Fase Ataque, e está lindamente na Fase Cruzeiro da Dieta Dukan. A Fase cruzeiro é caracterizada pela alternância de dias de PP (proteínas puras) e dias de PL (proteínas + legumes autorizados).  Outra característica da Fase Cruzeiro é que neste momento entram os chamados alimentos tolerados. Mas, afinal de contas, o que é um tolerado? O Dr. Pierre Dukan, em seu livro "O método Dukan ilustrado", na página 67, assim os define:

"Um alimento tolerado é aquele que não pertence à lista de cem alimentos permitidos, mas que pode ser adicionado, em uma dose bem precisa, para atenuar o rigor da dieta. A dose tolerada é calibrada em quantidade e em frequência de acordo com o alimento, sabendo que o utilizador tem direito a apenas dois alimentos tolerados por dia na Fase Cruzeiro e três na Fase de Consolidação." (grifo nosso)

Então, em resumo, são alguns alimentos básicos que não ajudam necessariamente na dieta, mas que, se utilizados nas quantidades e frequência estipuladas, não vai prejudicá-la. Eles tornam a dieta mais tolerável, menos enfadonha e possibilitam a confecção de centenas de pratos deliciosos.

A dieta permite o consumo de DOIS tolerados ao dia, tanto em dia de PP quanto em dias de PL. Ou seja, duas porções, preferencialmente não do mesmo alimento tolerado. Digamos, portanto, que você vá fazer uma receita que leva duas colheres de sopa de amido de milho. O amido de milho é um alimento tolerado, e a porção diária para uso é uma colher de sopa. Portanto você deverá dividir a receita em duas porções e só poderá consumir uma porção durante este dia, sob pena de ganho ou estabilização do peso. 

"Ah, mas e se eu consumir a receita toda e considerar meus dois tolerados 'gastos' com estas duas colheres de amido de milho?". Bom, você pode fazer isso. Mas as chances de seu peso estagnar ou aumentar são grandes. Cada corpo reage de um jeito, portanto não convém abusar, mas sempre há a possibilidade de isso não trazer prejuízo à dieta. NO ENTANTO eu, particularmente, não acho que valha a pena "burlar" a dieta e prolongá-la por bobeira, né?

A lista de tolerados publicada nos livros é uma. Mas estas listas foram sendo adaptadas aos países nos quais os livros entraram, aos seus costumes e aos alimentos disponíveis nestes. Portanto, no caso de dúvidas, muitas meninas recorrem à Central de Ajuda do site oficial, e logo obtêm uma resposta. Não sei dizer se todas podem fazer essa consulta ou se apenas assinantes, então deixo essa dúvida no ar, rs.

Bom, vamos à lista dos tolerados? Lembrando que esta lista tem alimentos adaptados ao nosso país e nossos produtos, ok? E que, se não consta na lista de tolerados, nem nos cem alimentos permitidos, então automaticamente o alimento é PROIBIDO, certo? Vou listar os tolerados para a Fase Cruzeiro, há alguns que passam a ser liberados nas outras fases, mas então os citarei nas outras fases.

Lista de Tolerados - Fase Cruzeiro
  • Amido de milho  (1 col. de sopa)
  • Azeite (1 col. de sopa)
  • Cacau em pó sem açúcar (1 col. de chá)
  • Creme de leite com até 3% de gordura (1 col. de sopa)
  • Farinha de soja (1 col. de sopa)
  • Goji Berries (1 col. de sopa)
  • Iogurte 0% de gordura com AROMA de frutas (1 unidade)
  • Iogurte de mel com 0% de gordura - Actimel Zero (1 unidade)
  • Iogurte de soja natural (1 unidade)
  • Leite de soja (1 copo)
  • Molho de soja - shoyu (1 col. de café)
  • Polenguinho Light (1 unidade)
  • Proteína de soja texturizada (30g crua)
  • Pudim ou Flan Diet ou Zero (3 unidades pequenas do pudim pronto)
  • Queijo com até 7% de gordura (30g)
  • Requeijão com até 7% de gordura (2 col.de sopa)
  • Salsicha de frango e peru com no máximo 10% de gordura (100g)
  • Tempeh (50g)
  • Vinho para cozinhar (3 col. de sopa ou 30g)
  • Óleo (3 gotas ou 3g)
Agora, uma lista de alimentos que geram dúvidas. Alguns, por não seres listados no livro, mas muitas dukanianas usarem, outros por não entrarem na lista, mas serem liberados após consulta ao site:

  • Leite em pó e leite líquido desnatado - à vontade;
  • Gelatina Zero ou Diet - no máximo duas por dia;
  • Sucos em pó Zero e Diet e zero caloria - sem restrições, mas em caso de estagnação do peso, devem ser eliminados;
  • Molho de tomate - em dias de PP, apenas como tempero - em dias de PL à vontade;
  • Chás prontos - os industrializados devem ser evitados, mesmo os zero - os chás feitos com as ervas são liberados;
  • PIS, Whey Protein e Shake Herbalife - as proteínas em pó podem ser usada no preparo de algumas receitas, mas jamais como substitutas de uma refeição, como no caso dos shakes Herbalife;
  • Essências - à vontade, se não tiverem álcool na composição;
  • Leite condensado Zero - 1 col. de sopa;
  • Fermento - à vontade;
  • Linhaça e Chia - 1 col. de sopa;
  • Picles - liberado nos dias de PL, se não tiver muito sódio ou açúcar na composição.

Maltodextrina - É bem importante frisar que é aconselhado evitar gelatinas, flans, pudins ou sucos zero que contenham maltodextrina em sua composição, pois ela é um carboidrato de rápida absorção e pode estagnar o peso de muitas pessoas. 

Polpa de frutas - Os sucos, além de ser Zero, precisam ter ZERO caloria e não conter polpa de frutas, ok? E os iogurtes zero gordura de frutas, só podem ser utilizados se tiverem aroma de frutas, e não polpa de frutas. A polpa de fruta é proibida.

Requeijão Danúbio -  O requeijão Danúbio 0% de gordura não entra na lista dos tolerados por conter 0% de gordura, seu uso é liberado. No entanto o danado é difícil de encontrar, pra mim é como caviar: nunca vi, nem comi... bom, mas ao menos caviar eu já vi, o Danúbio não, rs.

Cacau em pó x Chocolate em pó - O permitido na Dukan é o cacau em pó. Chocolates em pó, como oa "do padre" da Nestlé e outros não são permitidos por conterem açúcar. 

Achocolatados DIET - achocolatados DIET, como o Gold ou New Choco não são permitidos pelo site, porém várias dukanianas fazem uso por sua própria conta e risco, mas sem exagerar, respeitando geralmente o uso de 1 col. de sopa por dia.


Importante!

Em caso de estagnação de peso, os tolerados devem ser os primeiros a sair da dieta, ok? Eles são "bônus" para quem está conseguindo manter uma perda de peso legal, mas a partir de uma parte da dieta, podem atrapalhar o processo. Isso também varia de pessoa para pessoa. Algumas nunca precisarão eliminá-los, outras sempre terão problemas com eles. 

Esta lista será atualizada sempre que eu tiver novas informações, certo?

Beijão gente!

Fontes 
  1. Livro "Eu não consigo emagrecer", Dr. Pierre Dukan
  2. Livro "O método Dukan ilustrado", Dr. Pierre Dukan
  3. Site Dieta Dukan Receitas - AQUI e AQUI (em 06/02/2014)
  4. Blog Projeto Mestre Cuca - AQUI (em 06/02/2014)
  5. Blog Meu emagrecimento - Jô Gaúcha - AQUI (em 06/02/2014)
  6. Blog Bem Bela - AQUI (em 06/02/2014)

Você pode gostar destes também

4 comentários

  1. Esse negócio de ser zero açúcar e vir cheio de maltodextrina e poliois é uma sacanagem com o consumidor!

    Denny, por isso que nunca animei em encarar a dukan, tem muita regrinha de pode ou não pode, na lchf é só olhar se tem até 5g de carb por 100g de produto, pode, se tiver mais, é bom ter cuidado. Acho mais simples mas sei que de repente os resultados venham mais devagar.

    ResponderExcluir
  2. eita, quantorigor. essa dieta é para os fortes meeeeeeeesmo!!

    ResponderExcluir
  3. o rigor compensa...vc emagrece e sente falta quando tenta furar pois o bem estar é grande!!

    ResponderExcluir
  4. Toda dieta tem regras...nunca vi uma que não registringisse algo...a dieta Dukan tem inúmeros alimentos e combinações e o bom é que vc pode comer os alimentos permitidos sem medo e à vontade...não tem como passar fome...vc emagrece, melhora a saúde e os resultados são muito animadores...amo essa dieta...com ela já eliminei dez quilos em dois meses...já me sinto feliz...ainda faltam alguns quilos mas eu tenho certeza que vou chegar lá...questão de persistência e fazer tudo certinho

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato