Dieta Emagrecimento

The Biggest Loser - Dieta e emagrecimento: qual o limite?

15:23Denny Baptista


Acredito que a maioria de vocês deve conhecer o programa da rede NBC chamado The Biggest Loser. Para quem não conhece, resumidamente: The Biggest Loser é um programa veiculado por tv a cabo, pelo canal NBC, americano, que consiste no acompanhamento de obesos em busca do emagrecimento, através de alimentação adequada e atividade física. Quem perder mais peso, ao final do programa, recebe uma boa grana. É um programa campeão de audiência. São formadas equipes, cada uma monitorada por um treinador, que faz um programa super intensivo de treinamento físico e alimentação.

Porém, esta semana uma grande polêmica se instalou sobre o programa. Uma das participantes, Rachel Frederickson, venceu o programa. Atá aí, tudo bem. Acontece que ela perder cerca de 60% do seu peso inicial e aparenta alguém à beira de um distúrbio alimentar. As fotos:



Rachel entrou no programa pesando 117kg e saiu com 47kg. O programa dura 4 meses, ou seja, ela perdeu esse peso todo neste período de tempo. E é preciso lembrar que as câmeras costumam "engordar" as pessoas, então ela deve aparentar bem menos peso que nas fotos acima. No vídeo abaixo, do momento em que ela é apresentada com sua tranformação, observe a treinadora Jillian Michaels, antiga treinadora do programa. O rosto chocado dela, e lê-se nos lábios dela, claramente um "Oh, my God!" (oh meu Deus!). No entanto, o olhar dela não é de comemoração. É de preocupação. Veja:



Desde ontem o assunto virou uma grande polêmica, onde diversas pessoas criticam o programa e inclusive a própria Rachel. Chamam-na de anoréxica, entre outras coisas. Logo deve estar nos grandes portais do Brasil. Eu vi porque sigo a própria Jillian e ela foi questionada em sua própria página.

Por mim, ela poderia ter perdido só um pouquinho mais do que nesta foto, vejam que linda! No entanto, é preciso lembrar que é uma competição, e isso não significa que ela necessariamente vá ficar magra assim, ok?



Eu me preocupo, sinceramente, com essa menina. Não pelo peso perdido, porque isso ela pode recuperar o suficiente para parecer saudável e ficar bem. Me preocupa se ela está ou não preparada para essa enxurrada de críticas pessoais. Algumas críticas são muito ferozes! Creio que ela vá precisar de algum acompanhamento psicológico para conseguir lidar com isso.

A pergunta que fica para nós é: qual o limite do emagrecimento? Qual o limite de uma dieta? Que tipo de corpo eu desejo para mim? Um corpo possível, saudável, ou magro e esquálido? Ela estava em uma competição, mas e nós?

Nossa saúde é importante demais para virar brincadeira. Acho que esse caso merece uma reflexão. E agora, quero saber de vocês: o que vocês pensam sobre este assunto?

Beijos!


P.S.: essa também é a prova de que dá pra emagrecer sem ficar pelancuda né? Porque o emagrecimento, neste programa se dá em apenas 4 meses, vejam bem! Preciso do segredo, rs.

Você pode gostar destes também

3 comentários

  1. eu tenho refletido bastante sobre este tema. eu eliminei quase 40 quilos e minha auto imagem era distorcida apesar da terapia. demorou muito pra eu me reconhecer não obesa. agora, estou obesa de novo e não estou me sentindo adequada. de certa forma isso me limita em vários aspectos e me sinto presa. este sentimento é angustiante porque eu sei que eu mesma fiz isto comigo.
    voce pergunta qual é o nosso limite. olha,não posso responder pelos outros, mas acredito que o meu limite nessa fase atual,é a vitalidade.é conseguir um corpo desintoxicado e saudável. quero viver sem neuras,sabe? acho que amadureci muito em termos de R.A. eu antigamente achava q sabia tudo sobre eagrecimento.hj sei que na oé bem assim.esvaziei o copo, e estou tentando encher com outro conteudo.estou numa fase mais holistica, vamos dizer assim. eu não faço mais contas de calorias nem de objetivo de peso a ser limitado. a mudança tem que ser mais profunda, de estilo de vida mesmo.pra ser definitivo. meu limite hj éconseguir me amar de uma forma verdadeira me respeitando. isso é bem mais complexo do que atingir um objetivo de emagrecimento. preciso de ajuda, tah?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Denny!

    Nossa fiquei chocada com a imagem. Eu já vi o programa no Youtube, mas nunca mais do que isso. Realmente a expressão da treinadora é preocupante. Ficou magra demais!!!

    Sobre os questionamentos que tu trás no final do post. Acho que o limite é onde nós nos sentimos bem com saúde (física e mental). É o que penso pra mim. Nunca quis ser magérrima, quero ser gostosa hahahaha Com corpo, mas não gorda!

    Acho que é um assunto que deve ser refletido muito. Pois assim como tu descreveste no post, será que ela tem um preparo psicológico para as críticas. E nós temos?

    Beijos
    Poli

    ResponderExcluir
  3. Ok, ganhou o programa, mas e como será a vida de agora em diante sem uma 'motivação? Eu sempre penso em ser saudável, por isso nunca embarquei nessas dietas loucas, até queria, mas não quero isso pra mim. A propósito, conheci seu blog assim, Denny, por aquela matéria em que uma moça perdeu 10kg em um mes, algo assim, lembra?

    A coisa boa que tiro disso é que dá pra emagrecer bem sem ficar pelancuda como você mesma disse.'

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato